SAIBA COMO EVITAR PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO DURANTE OS ESTUDOS

|

concentração 4Muitas pessoas acreditam que têm problemas de concentração, mas, segundo Lia, a maioria não tem reais dificuldades e podem melhorar o desempenho se prestarem atenção em apenas três fatores: falta de prioridades, monotonia e necessidades fisiológicas. Veja como resolver esses problemas.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

De acordo com a especialista, esses fatores interferem na capacidade de manter o foco nos estudos e podem ser resolvidos com planejamento e organização.

Falta de prioridades

Segundo Lia, quando o candidato não define o foco, o cérebro fica sem saber se deve apenas pensar no estudo ou também em outras tarefas que devem ser realizadas. A especialista lembra que é importante definir o horário de início e fim do estudo e como serão os intervalos.

"Dessa forma você informa ao cérebro que depois daquele horário ele poderá cuidar das outras tarefas", ressalta.

Para manter o cronograma, o candidato deve fazer um quadro de horários com planejamento das matérias por mês para definir as prioridades durante o período de estudo.

Monotonia

"Imagina se eu fizer vídeos falando baixo, com o mesmo tom de voz e sem me mexer. Será que você ficaria aqui comigo ou iria embora? A mesma coisa acontece se você resolver estudar somente lendo a matéria. Vai dando um sono e isso é ótimo para quem tem problema para dormir", diz Lia.

Segundo ela, os candidatos devem ter uma postura ativa diante do estudo. A especialista sugere a leitura da teoria e, logo após o término do conteúdo, a realização de exercícios com consulta. "Assim, você está se mexendo e mantém o cérebro atento ao trabalho realizado." http://bit.ly/13ySEpD

Ao terminar o estudo de cada disciplina, o candidato precisa rever o conteúdo para fazer as fichas-resumo. "No concurso público, precisamos de sucessivas repetições para fixar o conteúdo", diz. Com essa estratégia, o estudo ficará mais dinâmico e o cérebro ficará atento e interessado.

Necessidades fisiológicas

Fome, sono, sede, calor, frio e vontade de ir ao banheiro podem atrapalhar o estudo, já que é difícil para o cérebro manter a concentração com demandas físicas que solicitam atenção e solução.

"O ideal é que você se organize para que antes do horário de estudar tudo isso esteja resolvido", afirma Lia.

Agora, se durante o período de estudo acontecer algum imprevisto, a especialista ressalta que é preferível que o candidato interrompa o estudo e resolva o desconforto para voltar e seguir com mais qualidade.

Fonte: G1 – Lia Salgado - http://glo.bo/11XMOcn

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página PALAVRA CERTA e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (62.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS