MPU - Entrevista com Presidente da Comissão

|

MPU-2---4005Com o iminente concurso para cerca de 280 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior no Ministério Público da União (MPU), a FOLHA DIRIGIDA foi a Brasília conversar com o procurador da República Bruno Calabrich sobre os preparativos finais. O  planejamento é convocar os aprovados ainda este ano.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Acompanhe tudo no nosso grupo de estudos sem propagandas:
https://www.facebook.com/groups/CONCURSO.MPU/

Na entrevista a seguir, o presidente da comissão de concurso salienta que o MPU trabalha de maneira incessante na elaboração da seleção, já que dada a escassez de servidores, o planejamento é convocar os aprovados ainda este ano.

Ele garantiu que as especialidades contempladas seguirão a Portaria nº 302, divulgada no fim de maio, e destacou que um grande número de aprovados deverá ser convocado durante o prazo de validade do concurso. “No edital constarão as vagas imediatamente disponíveis. Ou seja, encerrado o concurso, estariam aptas a serem providas. Mas a tendência, assim como no concurso para técnico administrativo e analista processual, é que tenhamos muitos mais candidatos convocados”, destacou.

FOLHA DIRIGIDA - Para o Ministério Público da União (MPU), o que representará o segundo concurso para técnico e analista neste ano?
Bruno Calabrich -
Para o MPU, é importante a chegada de novos profissionais. Os servidores aprovados neste novo concurso que realizaremos a partir dos próximos dias serão bem vindos, pois a carência ainda é grande em todos os ramos do MPU (MPF, MPT, MPM e MPDFT).

Por que o MPU decidiu abrir dois concursos no mesmo ano, diferente dos anos anteriores?

O concurso em andamento é mais específico, e diz respeito a cargos para os quais havia grande necessidade em todo o Brasil. Então, a administração do MPU entendeu que seria interessante realizá-lo logo. Já os demais cargos, para os quais faremos a seleção agora, são mais pontuais. As vagas serão mais espaçadas, distribuídas nos estados. A nossa intenção é concluir os concursos ainda este ano, empossando, se não todos, mas um bom número de aprovados. Ao menos para os cargos cujas fases do concurso sejam concluídas antes do fim de 2013, já que existem diferenças.

Quantos servidores o MPU tem atualmente? Qual é o número ideal para que todos os ramos desenvolvam suas atividades em plenitude?

Essa informação é da Secretaria-Geral. De qualquer forma, para o próximo concurso a previsão é de cerca de 280 vagas para provimento imediato. Então, de minha parte, dá para afirmar que a carência é de, no mínimo, esse número, para os cargos que serão disponíveis agora.

Há previsão de muitas aposentadorias nos próximos anos?

Também é uma informação da Secretaria Geral. Como procurador da República, conheço bem a realidade do MPF e posso dizer que a carência em nossos quadros existe também por que temos um volume de trabalho grande. Felizmente, contamos com uma linha excelente de servidores e procuradores. http://bit.ly/1bm0cze

O MPF e o MPT são os ramos mais carentes e que receberão a maior parte dos novos servidores?

Sem dúvida, pois são os maiores. O MPF e o MPT são os ramos do MPU com mais procuradores e servidores, proporcionalmente em relação aos demais. Então é natural que recebam mais convocados.

Quais são os estados que necessitam de mais servidores? O Rio de Janeiro é um dos que certamente receberão uma parcela grande de vagas?
Os estados maiores são, proporcionalmente, mais carentes. Não dá para responder objetivamente, pois a escassez existe para variados cargos, a depender das necessidades de cada unidade. Nós temos, por exemplo, poucos antropólogos no Amazonas, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) em Brasília. Essa visão geral será retratada de forma pouco mais fiel no edital.

O senhor já informou que serão preenchidas, ao menos, 280 vagas. No entanto, qual será a oferta exata?

Esse número não está fechado, pois depende de informações da Secretaria-Geral. Assim que fecharmos a contratação da organizadora do concurso e definirmos os termos do edital, a Secretaria-Geral nos encaminhará a relação de vagas disponíveis.

E será o Cespe/UnB? Essa definição tem prazo para acontecer?

Possivelmente, uma vez que o concurso atual, realizado pelo Cespe, está ocorrendo de forma tranquila e sem incidentes relevantes. Inclusive a prova foi elogiada, e isso me deixou bastante satisfeito. A tendência é que repitamos o concurso com esse organizador. Quanto ao edital, se dependesse apenas de mim, teríamos essa publicação hoje.

Em relação ao cronograma, dá para falar algo a respeito do prazo entre a publicação do edital e as provas?

Ele ainda não foi definido. Estamos tendo dificuldade em encontrar datas que não coincidam com outros concursos, para não causar prejuízo aos interessados. De qualquer forma, tentaremos fixar o prazo entre a publicação do edital e a prova em 60 dias. Excepcionalmente, isso pode ser até diminuído, mas tendo como razão não causar perdas aos candidatos. Alguns reclamam que o prazo é muito curto, mas é bom lembrar que o concurso avalia a preparação do candidato ao longo de toda uma vida. Não é nesse período que ele se tornará apto a exercer um cargo com as responsabilidades que estão sendo oferecidas.

COMECE A SE PREPARAR AGORA!  DESCONTOS IMPERDÍVEIS!

CURSOS ONLINE PARA O MPU! – Galera, o Gabarito Final conseguiu 15% de DESCONTO em TODOS os produtos do Concurso Virtual. Basta digitar o cupom GABARITO2013. O Concurso Virtual tem excelentes professores, conteúdo abrangente e e uma ótima qualidade de áudio e vídeo. Eles estão com ótimos cursos online para o concurso do MPU. Acesse nesse link: http://www.concursovirtual.com.br/instituicoes/mpu-ministerio-publico-da-uniao.html

A atuação do MPU cresceu muito nos últimos anos. E a queda da PEC 37 é a prova de que a sociedade reconhece e deseja o fortalecimento do órgão. Logo, a tendência é que a atuação aumente ainda mais nos próximos anos, o que demandará mais servidores para atender às atividades?
Não tenho dúvida disso. O MPU recebeu, nos últimos dias, um grande apoio da sociedade que, na prática, foi o que levou à derrocada da PEC 37, uma Proposta de Emenda Constitucional absolutamente equivocada. A população foi às ruas e deu um voto de confiança ao MPU. Temos o dever de responder a esse voto de confiança, trabalhando mais e melhor. Para isso, é imprescindível o apoio dos servidores de todas as áreas, de todos os ramos, em todas as suas atividades. Para que o órgão desempenhe sua missão constitucional de forma mais eficiente são necessários servidores qualificados, que, além dos que já temos, esperamos receber nos próximos meses, com a realização de um concurso sério, isonômico e célere.

Independente do número de vagas, a tendência é que o MPU convoque um grande número de aprovados durante o prazo de validade?

No edital constarão as vagas imediatamente disponíveis. Ou seja, encerrado o concurso, estariam aptas a serem providas. Mas a tendência, assim como no concurso para técnico administrativo e analista processual, é que tenhamos muitos mais candidatos convocados.

Quais as especialidades que serão contempladas?

Os candidatos podem trabalhar com os cargos que constam na Portaria nº 302. Uma especialidade que merece destaque é analista pericial. Muitas pessoas demonstraram curiosidade em relação ao cargo de perito de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica. Resumidamente, eles integrarão o MPU nos seus diversos ramos, em boa medida, para participar de processos administrativos internos, como aquisição de sedes, reformas, mas também para realização de investigações que o MPU conduz. Parece-me que isso também é uma resposta à sociedade. Essas investigações resultam em medidas ou eixos judiciais do MPU com mais eficácia e retorno. Essa também é uma forma de retribuir o voto de confiança que nos foi dado.

O senhor gostaria de frisar mais alguma especialidade?

Vale a pena destacar a área de Informática. Temos carência grande de técnicos e analistas de Informática, em vários estados. Certamente teremos vários convocados, mesmo depois das vagas preenchidas. http://bit.ly/1bm0cze

Qual será a distribuição? Todos os estados receberão vagas?
Não me recordo de um estado que não receba alguma especialidade. Posso afirmar, com relativa tranquilidade, que o concurso será para o Brasil inteiro.

O prazo de inscrição já está definido? Qual o valor da taxa?

Costuma haver um espaço entre a liberação do edital e as inscrições. Saindo o documento, a inscrição não deve ser imediata. Tudo depende do cronograma. Quanto à taxa, ainda está em negociação. Este concurso tem uma série de especificidades. São vários cargos, com muitos inscritos também. Até as etapas fazem diferença. Os fatores estão sendo analisados e não posso garantir se os valores serão iguais, maiores ou menores que os do concurso atual. O esforço é para que sejam compatíveis com os cargos apresentados e com o valor baixo. Afinal de contas, queremos atrair o maior número de inscritos.

Em relação aos salários e ao auxílio-alimentação, os servidores têm direito a algum benefício?
A remuneração varia conforme o cargo ocupado. Não haverá diferenciação entre os servidores ativos e os que ingressarão. Exercendo atribuições idênticas, serão remunerados da mesma forma. Sobre os benefícios, existem, mas como não estou de posse de todos os detalhes, prefiro não passar uma informação equivocada em relação aos valores.

A estrutura do concurso realizado este ano será a mesma da nova seleção? Ou seja, os candidatos a técnico passarão por provas objetivas e os a analista enfrentarão objetivas e discursivas? Haverá prova prática para alguma especialidade?
A tendência é que façamos, para analista, uma prova discursiva. Para os técnicos não haverá essa prova, à semelhança do concurso que está sendo realizado.

E a prova discursiva será uma redação?

O formato ainda não foi definido. Pode ser uma redação, como também questões a serem respondidas.

Será possível optar por vaga em outro estado, fazendo a prova no de origem?
Queremos, mas está em estudos que conste a possibilidade de candidatos fazerem o concurso em seu estado preferencial, concorrendo àquele estado, mas integrando uma lista paralela, para que possam ser chamados para vagas em outros estados. Isso envolve dificuldades operacionais, de administração das vagas, que compete à Secretaria-Geral. Estamos estudando essa possibilidade, nos esforçando para que ela seja concretizada.

O programa do concurso deste ano foi basicamente mantido, com mudanças eventuais nos conhecimentos específicos de cargos que exigem alguma especialidade mais pontual. O próximo seguirá a mesma linha?
Haverá alterações relevantes nos conteúdos em todos os cargos, sem mexer na essência. Vamos compatibilizar o assunto cobrado nas provas com as atribuições de cada cargo. O concurso está sendo desenhado de forma a torná-lo compatível com as suas realidades atuais.

Sobre o concurso atual, os aprovados serão chamados a partir de quando?
Provavelmente teremos convocados até a primeira quinzena de setembro.

Os novos servidores passam por treinamento ao ingressarem em um dos ramos do MPU?

Existe a Escola Superior do MPU, que tem a missão de promover diversos cursos de aperfeiçoamento profissional dos seus servidores. São realizados periodicamente. Mas não tenho a informação se eles são realizados imediatamente após a posse.

Que mensagem final o senhor deixa para quem fará o novo concurso?
Sucesso na preparação. Nosso desejo profundo é que tenhamos muitos aprovados que estejam em breve tomando posse nos seus cargos. Em síntese, desejo sucesso nos estudos e nas provas.

Veja as prováveis especialidades do concurso

Analistas

Apoio Técnico Administrativo (Arquivologia, Atuarial, Biblioteconomia, Comunicação Social, Estatística)
Apoio Técnico Especializado (Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento)
Medicina (Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria)
Perícia (Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Tecnologia da Informação e Comunicação)
Saúde (Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social)
Tecnologia da Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas Suporte e Infraestrutura)

Técnicos
Apoio Técnico Administrativo (Controle Interno, Edificação, Orçamento, Segurança Institucional, Tecnologia da Informação e Comunicação, Transporte)
Saúde (Enfermagem, Laboratório, Saúde Bucal, Saúde)

Fonte: Folha Dirigida.

Acompanhe tudo no nosso grupo de estudos sem propagandas:
https://www.facebook.com/groups/CONCURSO.MPU/

DESCONTOS IMPERDÍVEIS - CURSO ONLINE!
Galera, o Gabarito Final conseguiu 15% de DESCONTO em TODOS os produtos do Concurso Virtual. Basta digitar o cupom GABARITO2013. O Concurso Virtual tem excelentes professores, conteúdo abrangente e ótima qualidade de áudio e vídeo. Eles estão com um ótimo curso online para o concurso do MPU. Veja aqui:
http://www.concursovirtual.com.br/instituicoes/mpu-ministerio-publico-da-uniao.html.

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6

ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (62.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS