COMO VENCER A PREGUIÇA PARA ESTUDAR?

|

preguiça de estudarVocê já parou para pensar em alguma estratégia para vencer a preguiça para estudar? Já percebeu quando experimenta um tipo de sensação que podemos classificar como preguiça? Muito bem, a palavra preguiça vem do latim "pigritia". Conceitualmente, significa aversão ao trabalho ou ao esforço.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Sem a intenção de entrar no debate político-religioso ou sociológico sobre a preguiça, já que alguns sustentam a sua importância, ao defenderam o ócio, já outros, inclusive com fundamentos, a tratam como pecado. Aliás, um dos sete pecados capitais.

Assim, sem a pretensão de entrar neste debate, para efeito da preparação para o concurso público, vamos partir da premissa de que a preguiça é um comportamento negativo, ao corresponder à falta de um esforço que deveria ser realizado. E não realizando, há um prejuízo, em termos não aproveitamento do tempo que poderia ser aproveitado. Ou seja, traduzindo e resumindo, a preguiça é deixar de estudar quando deveria e poderia. Ou mesmo estudar de forma não empenhada e esforçada como deveria e poderia.

Partindo da mencionada premissa, cabe indagar: como a preguiça se manifesta na preparação para o concurso? Quais são os sintomas? Temos várias possibilidades. Vamos a algumas delas:
- não tomar as atitudes que deveria tomar, como se deslocar ao local de estudo, no momento em que deveria estudar;
- não se empenhar para manter o foco no estudo, dando margem e alimentando os pensamentos que desviam o foco atencional no momento do estudo (vulgo "viajar"); http://bit.ly/12zsBic
- não manter o foco atencional na aula que o professor está ministrando no curso presencial;
- deixar de assistir uma aula on line no momento em que havia se programado para tanto ou deixar de se deslocar para a sala de aula do curso presencial;
- desistir da montagem de um plano de estudos metodologicamente consistente, não se empenhando para levantar informações e variáveis relevantes (comum em relação a algumas pessoas que se cadastram no Sistema que desenvolvi, denominado Tuctor);
- deixar de corrigir uma prova, avaliando e refletindo sobre os erros e acertos a partir do gabarito;
- não realizar exercícios enquanto forma de estudo, nas situações em que seria possível e recomendável;
- não continuar a ler este texto, por falta de disposição para a leitura!!!

Outra forma de manifestação da preguiça, muito comum entre as milhares de pessoas que se aventuram na busca da aprovação no concurso - e aqui a palavra mais correta é aventura mesmo, consiste no binômio falta de disposição para o esforço necessário-busca desesperada pela fórmula mágica que proporcione a aprovação de forma rápida e fácil. É o que chamo de comportamento do típico "Candidato Microondas", que se ilude com a aprovação rápida, fácil e grátis (sem esforço). E para estes infelizes, os "especialistas sem especialização" deitam e rolam com as soluções milagrosas.

Porém, obviamente que todos nós estamos sujeitos e vulneráveis à preguiça. Uns mais outros menos. Mas não é motivo de vergonha estarmos apresentarmos um comportamento que se enquadre no conceito de preguiça.

Inclusive, no caso dos estudos, que envolveria a preguiça cognitiva, vários fundamentos podem ser invocados para a compreensão do fenômeno. Um deles seria a lógica economicista do funcionamento do cérebro.

Neste sentido, e fato que tendemos, intelectualmente, a conter esforços como forma de poupar energia, enquanto meio de busca de sobrevivência. Conforme texto publicado na Revista Mente e Cérebro, "os seres humanos são avaros cognitivos: nossa tendência básica é nos acomodar com as formas de processamento que demandam menos esforço" (O que os testes de QI não Revelam. No. 203, Ano XVII, pag. 43). http://bit.ly/12zsBic

Superadas estas compreensões, o que interessa a partir de agora é: como fazer se estamos com preguiça para os estudos? Como reverter esta situação?

Vamos lá!

Primeiramente, como em relação a vários outros aspectos da preparação para concursos, é preciso tomar consciência. É preciso perceber quando estamos acometidos por um estado de preguiça, tomar consciência e, acima de tudo reconhecer e aceitar. Você não precisa ter vergonha de si mesmo!

Em seguida precisamos passar pela compreensão sensorial do fenômeno. Isto é, o que você está sentido quando tem preguiça para estudar? O que está acontecendo sensorialmente? O que o seu corpo e mente dizem sobre isto? Vivencie a sensação, para que perceba e entenda. O que é mais forte, não querer fazer o que deve ser feito em termos de estudo, fazer ou pensar em outra coisa ou se manter inerte? Tenha a clareza de como a preguiça se manifesta!

Posteriormente, após a tomada de consciência e compreensão, passe à fase de questionamento e desconstrução. Isto é, passe a se questionar sobre a causa desta sensação e estado. De onde vem isto? Por que isto acontece? Por que não tem preguiça para outra determinada atividade e tem para os estudos?

Avançando na reflexão, precisamos partir para questionamentos mais construtivos, como se indagar porque não consegue ter disposição e satisfação para estudar o que deve? O que impede o prazer nos estudos? Obviamente que uma estratégia importante é trabalhar o prazer em aprender, um tema que tenho trabalhado reiteradamente.

Mas o fato é que no referido questionamento sobre o que impede ter satisfação com o esforço intelectual-cognitivo voltado aos estudos, seguramente, a resposta será negativa. Afinal, racionalmente falando, nada nos impede de ter satisfação com os estudos! E é importante se convencer conscientemente e racionalmente disto.

Assim, o espaço estará aberto para você converter a preguiça em disposição.
Bom desafio no enfretamento da preguiça!
Fonte: Correio Web - http://bit.ly/PBcUAr

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página PALAVRA CERTA e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (62.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS