Desvendando o edital - 10 dúvidas respondidas

|

desevendando-e-entendendo-o-edital-para-nao-perder-o-concursoO documento oficial que regula o concurso público é o Edital. Todas as regras do concurso estão nele. O primeiro passo do concurseiro para ter sucesso na competição, é ler e entender o edital. Separamos 10 perguntas e respostas importantes a serem observadas nos editais para quem quer passar em concurso.

 

Curta! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

1. Porque ler o edital do concurso?

Ler o edital é investimento, e não perda de tempo. Já imaginou se preparar muito para o concurso e não poder fazer as provas, por não atender determinado requisito publicado no edital, como por exemplo, a cor especificada da caneta para preencher o cartão-resposta?

2. O que fazer se há termos que não conheço no edital?

Algumas informações nos editais não são dadas diretamente, como por exemplo, quando a contratação ou seleção do concurso é baseada em determinada lei. Procure informações sobre do que trata a lei. Em outros casos, use um dicionário. Não ignore este ponto, pois pode ser restritivo a sua participação no concurso ou a sua efetivação no cargo.

3. Este é o cargo que eu quero?

Muitos concursados, depois de empossados desistem de seus postos por não terem compreendido bem quais as atribuições do cargo em concurso. Seu perfil se choca com a dinâmica do trabalho ou mesmo a remuneração não corresponde. Então, entenda quais tarefas serão esperadas dos aprovados no concurso, local de trabalho e salários e se você se adequa a elas e elas a você.

4. O que eu preciso saber para fazer minha inscrição no concurso?

Além dos prazos, o edital também informa: de que maneira e onde deverão ser feitas as inscrições, se presencialmente ou pela internet; os horários de atendimento e o fuso horário, se será pelo horário do local ou de Brasília; qual será o custo da taxa e como quitá-la, se por boleto, GRU, se aceita transferência, cheque ou somente em espécie; se há determinada instituição bancária para receber, etc. Portanto, fique atento aos procedimentos: cada concurso tem o seu.http://bit.ly/18etFKi

5. Quando acontecerão as atividades do concurso?

Não perca prazos nem atualizações sobre o seu concurso. Imprima o cronograma que vem no edital e tenha-o sempre visível. Acompanhe as notícias do concurso de perto ficando alerta para qualquer possível alteração de datas.

6. Eu poderei assumir a função se passar no concurso?

Outra decepção pode acontecer se você for aprovado no concurso e deixar de ser nomeado por não ter um documento ou condição exigida, tais como: CNH categoria “X”; idade mínima; experiência anterior comprovada, escolaridade, etc. Para não passar por isso, liste todos os requisitos exigidos no edital do concurso e vá conferindo, um a um se você os preenche.

7. Qual a importância de saber a organizadora do concurso?

As organizadoras de concurso têm características próprias para realizar os processos seletivos. Saber quem vai cuidar da execução poderá ajuda-lo a se preparar baseado em outros certames realizados pela mesma entidade. O edital publica qual será a organizadora do concurso. Procure esta informação e saiba como atua a organizadora do seu concurso.

8. O que o edital do concurso pode me dizer sobre as provas?

O edital discrimina o tipo de prova e etapas do concurso. Você fica sabendo se vai fazer prova objetiva, se é de múltipla escolha ou de certo ou errado, quantas questões sobre quais disciplinas, qual o peso de cada uma; se haverá prova discursiva e de qual tipo; se vai haver avaliação de títulos, de aptidão física e /ou psicológica, curso de formação, análise social, em qual ordem cada etapa acontece e se são eliminatórias e/ou classificatórias.

9. Como o edital me ajuda a fazer as provas do concurso?

Saber o tipo de prova e qual é a organizadora ajuda a dirigir a preparação. Saber o peso das disciplinas, ajuda na hora de decidir a quais questões dedicar mais tempo, se for preciso escolher. Saber notas mínimas, pontos de cortes ou percentual de acertos, também. Saber quais etapas do concurso são eliminatórias pode dar o foco à preparação, física, psicológica.

10. Depois das provas o edital ainda pode ser útil ao meu concurso?

Sim, Pode. O edital vem dizendo como proceder e quando impetrar recursos no caso de discordância do resultado de qualquer etapa do concurso. É seu direito. Não esqueça!

Fonte: Até Passar.

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (81.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS