ESTRATÉGIA de estudo para ser APROVADO em concurso público

|

man drawing an organization chart on a white boardEm qualquer projeto, algumas etapas são inevitáveis até que se atinja o objetivo final. Se a meta for passar em um concurso público, certamente o candidato irá começar pela fase da decisão, depois a do planejamento. Em algum momento vai errar e caberá a ele perseverar mesmo quando os resultados não forem os esperados.

 

Curta! Curta https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Nesse processo, há ainda a necessidade de refletir sobre o que está sendo feito no decorrer do caminho, corrigir a rota, dominar as emoções negativas e se superar até o final (sem correr o risco de deixar a chance escorregar nos 45 minutos do segundo tempo).

Para vencer a ansiedade, o desânimo que surge após alguns resultados ruins e o bloqueio de seguir em frente, o psicólogo e coach para concursos Flávio Ribeiro de Paiva elaborou uma metodologia com 10 passos essenciais a serem seguidos por quem quer se tornar um funcionário público.

— Passar em um concurso é um projeto grande que exige estratégias complexas. Pela minha experiência, observo que as pessoas que conseguem passar são aquelas que seguem o planejamento e não perdem o foco. Outro erro comum é deixar de lado os outros aspectos da vida, achando que vai conseguir recuperar o tempo perdido mais tarde — analisa Paiva.

Conciliar os estudos com os aspectos pessoais, no entanto, exige consciência e disciplina. De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, especialista em psicoterapia cognitivo comportamental, o segredo é se entregar por inteiro em cada momento da vida, seja estudando, seja com a família ou no trabalho.

— Se a pessoa for organizada para dar conta de seus compromissos e souber cumprir uma agenda, o próximo passo é começar a incluir a família e as atividades de lazer nesse roteiro. A frequência do estudo deve ser feita a partir de um planejamento baseado em metas reais e de acordo com o estilo de vida de cada um. Se a pessoa se organizar para estudar uma hora por dia, por exemplo, deverá fazer isso todos os dias, pois, dessa maneira, estará educando seu cérebro para essa rotina de estudos — explica o psicólogo.

Na avaliação do promotor de Justiça e especialista em concursos públicos, Norberto Avena, os aprovados costumam ser aqueles que se dedicam mais:

— Geralmente, quem passa não é nenhum gênio, mas aquele que persevera — conclui Avena.

Planejamento que leva ao sucesso

Há cerca de seis anos, o advogado Nelson Edy Rittmann Jr., 32 anos, busca uma vaga pública. Cansado de ver as oportunidades lhe escaparem, decidiu no ano passado seguir o planejamento de 10 passos e conseguiu ser aprovado para o cargo de juiz leigo-conciliador do Tribunal de Justiça do Estado. http://bit.ly/1bld36M

— Depois que comecei a me orientar por meio dessa metodologia, as coisas passaram a dar certo para mim. Eu percebi, por exemplo, que de nada adiantava parar a minha vida para somente me dedicar aos estudos. Foi então que comecei a trabalhar no Ministério Público Estadual e a organizar melhor meu tempo. Estou me preparando para assumir no TJ em breve e ainda pretendo prestar o concurso da Defensoria Pública no ano que vem — conta Nelson.

Estratégias de estudo para a aprovação

Decisão - Muitos candidatos não avaliam cenários, não buscam alternativas, não entendem que a decisão por uma seleção pública vai engajá-lo em uma disputa acirrada com outras pessoas altamente preparadas. Quando a decisão é fraca ou confusa, não há como se manter alinhado a uma meta, pois ela não existe com clareza.

Planejamento — Pensar em parar de trabalhar e começar a estudar 12 horas por dia não é um plano. Para traçar um planejamento viável, se deve avaliar diversos aspectos, como: quanto tempo vou investir nesse projeto? O que eu já tenho feito para atingir meu objetivo? Como posso mudar o que está dando errado? O que eu preciso para botar meu o meu plano em ação?

Erro — O candidato precisa aceitar que ele vai errar em alguma das etapas da sua preparação. Mas precisa utilizar isso para avaliar seus padrões de pensamento e comportamento.

Persistência — Muitos ficam pelo caminho porque não entendem que persistência está mais ligada a estratégias de ação do que à motivação. Esse interesse é apenas umas das etapas do processo. É preciso desenvolver estratégias para sair da zona de conforto.

Correção do planejamento - Esse é o meio do caminho, os outros passos eram os alicerces. Esta é a hora de pisar no chão. Momento de, a partir de esclarecimentos colhidos nas etapas anteriores, reorganizar-se. Levando em consideração a sua decisão e os seus erros, aprender o que fazer para não cair nas antigas armadilhas que o impediam de alcançar seus objetivos.

Visão de futuro — Esse é o momento em que o candidato cria a visão do que quer: como quer estudar, como quer se sair na prova, qual o cargo que pretende alcançar, como deseja que sua vida seja antes, durante e depois da aprovação. E, assim, reunir os recursos necessários para transformar essa visão em realidade.

Controle das emoções negativas — Ciente de que os pensamentos e sentimentos ruins surgirão, é necessário criar técnicas para superá-los.

Controle da rotina — Nesse passo, o candidato aprende a ter domínio sobre esses problemas e entende que a vida não para quando está estudando para um concurso. Está enganado quem pensa que irá recuperar o tempo perdido.

Concentração e foco — A concentração é voluntária. Se o candidato não consegue se focar é porque houve falha em um dos passos.

Pré-aprovação — Muitos relaxam nessa etapa e acabam perdendo o foco. Avalie se vale a pena se inscrever em outro concurso só porque o edital foi lançado antes daquela seleção que é seu objetivo maior, por exemplo.

Fonte: Flávio Ribeiro de Paiva, psicólogo e coach para concursos
Zero Hora - http://bit.ly/1e1lbsq

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (75.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS