ENEM - Aluno escreve receita de miojo e tira 560

|

ENEM - MIOJOEm meio a texto sobre imigração, rapaz colocou uma detalhada receita de miojo. Conseguiu tirar mais de 50% da nota. Enquanto isso, redações com ”trousse” ganham avaliação máxima. “Para não ficar muito cansativo, vou ensinar a fazer um belo miojo”, anuncia o rapaz no 3º parágrafo…

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

São Paulo – Desde ontem, os critérios de correção das redações do Enem têm sido questionados após o jornal O Globo convidar estudantes a mandar os textos para o periódico com os devidos comprovantes de nota. No último caso revelado hoje, um rapaz resolveu inovar para tornar seu texto mais interessante: colocou uma receita de miojo em meio ao tema pedido, sobre imigração no Brasil no século XXI.

Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo”, anuncia o rapaz no início do terceiro parágrafo (veja reprodução), descrevendo a partir daí a famosa receita de três minutos. Já no parágrafo seguinte, volta a tratar de como resolver a questão da imigração no país.

A brincadeira – ou qualquer outro nome que se queira dar ao episódio – resultou em uma nota de 560, de um total de mil. Não há nota de corte para a redação do Enem.

Ontem, o jornal o Globo mostrou ainda que tirar nota máxima no Enem não é tarefa apenas para jovens prodígios da língua. Textos com “trousse”, “enchergar” e “rasoavel” obtiveram o selo máximo entre os corretores.

Subjetividade

Dada a grande subjetividade da tarefa, a correção das redações do Enem, aplicadas a milhões de estudantes, sempre foi motivo de embate entre alunos e o Ministério da Educação, levando a pasta a rever procedimentos inúmeras vezes.

São avaliadas pelos corretores do MEC cinco competências, com cada uma delas valendo 200 pontos. Cada texto é lido por dois revisores.

Na redação em questão, o rapaz tirou 120 na segunda competência, segundo O Globo. Isso significa, de acordo com os critérios do MEC, que o “participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem superficial”.

Veja a íntegra da redação (clique na imagem par ampliar):
ENEM - MIOJO

Em nota, o Ministério defendeu que o garoto "dissertou sobre o tema sugerido" em 20 das 24 linhas da redação. E que houve sim penalização nas competências 4 e 5, principalmente. O MEC afirma ainda que, embora "inoportuna e inadequada", a inserção da receita não teve a intenção de anular a redação, já que não foi ofensiva nem contra os direitos humanos. FONTE: Exame - http://bit.ly/ZXvYv0

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página PALAVRA CERTA e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/Y7nn6r

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2012/09/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS