Recorde nacional - Mineiro passa em 22 concursos

|

aprovado em 22 concursosAos 28 anos, aluno de escolas públicas com bolsa do Prouni bate recorde nacional

Passar em um concurso público e ter estabilidade para o resto da vida é o sonho de milhares de brasileiros, mas um mineiro destaca-se nesse universo. O advogado Oswaldo Faria Costa tem 28 anos. Se tivesse começado a prestar concursos públicos com seis anos de idade, e passasse em um por ano, alcançaria a façanha de ser aprovado em 22 seleções (confira tabela ao final do texto).

O advogado, entretanto, começou a fazer concursos em 2004, quando tinha 20 anos. De lá pra cá, foram cerca de 28 provas, 22 aprovações (aproveitamento de 80%) e muita paciência da esposa, Daniele Alvez, com quem teve um filho, Marcos Vinicius de Fátima Alves Faria Costa, dois anos e meio.

“Às vezes me perguntam se existe sorte e eu digo que apenas sorte não adianta. É muito raro passar sem estudar”, conta ele. E continua: “Não adianta estudar demais e não ter equilíbrio. No meu caso, eu tento manter o equilíbrio. Além de um bom material e estudo, é preciso dormir, ter uma alimentação boa e, principalmente, manter a calma na hora da prova. Essa calma é o x da questão”, destaca o advogado, premiado pelo RankBrasil, entidade responsável por homologar recordes no país.

Oswaldo deixou para trás muitos adversários em seleções e não foi diferente no ranking de brasileiro mais aprovado em concurso público. O recorde anterior pertencia à Maria Aridenise Macena Fontenelle, com confirmação, em 2011, de aprovações em 10 concursos públicos.

“As pessoas me perguntavam se, de repente, passar em tanto concurso teria alguma função e eu comecei a pesquisar e descobri o RankBrasil”, lembra ele. Formado em Direito, ele agora pretende focar seus concursos na área jurídica, especialmente direito trabalhista. Das 22 aprovações, apenas uma tem como base o ensino superior, que ele completou no ano passado.

Apesar do sucesso em tantas seleções, o concurseiro mineiro não tem fonte de renda em nenhum dos 22 concursos em que foi aprovado. Ele exerce a advocacia e pretende seguir carreira na Justiça do Trabalho, cujo cargo máximo, a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é ocupada pelo mineiro Carlos Alberto Reis de Paula.

Oswaldo cursou Direito na Faculdade de São Lourenço, em São Lourenço, e na Unifenas, em Campo Belo, cidades do Sul de Minas. Nas duas, instituições particulares, ele contou com a ajuda de bolsa do Prouni, Programa Universidade para Todos.

Formação em escolas públicas

Oswaldo contou ao TUDO que sempre estudou em escolas públicas. Nascido em Soledade de Minas, Sul do Estado, ele cursou o primário na Escola Municipal Quintino Vieira. Depois, fez o ensino médio na Escola Estadual Dona Mariana Carvalhal Costa. Já em São Lourenço, cidade na mesma região do Circuito das Águas, ele cursou o terceiro ano do ensino médio na Escola Municipal Frei Osmar Dirks.

“Sempre tive ótimos professores apesar de não ser boa a infraestrutura. Então eu sempre corria atrás, não ficava apenas no que era ensinado, lia enciclopédias. Aula de inglês só tive a partir da quinta série, mas corri atrás muito antes”, destaca.

De tanto ouvir perguntas de colegas por causa do número recorde de aprovações, o advogado prepara agora um livro para concurseiros e um site. E não descarta dar aulas em cursinhos preparatórios, expediente que utilizou apenas de um ano pra cá. Com estas medidas, vai poder atender o pedido insistente dos amigos curiosos com o segredo de seu sucesso.

aprovado em 22 concursos 2

Nos itens 11 e 12, quando Oswaldo passou em dois concursos do TRE-MG, um refere-se à cidade de Montes Claros, Norte de Minas, e outro à Varginha, no Sul de Minas. Fonte: Agência Minas - http://bit.ly/Ys1ezV

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página PALAVRA CERTA e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/Y7nn6r

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2012/09/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS