Como conciliar estudos e festas de fim de ano

|

ESTUDANDO NO NATAL2Não sabe se deve passar o Natal e o Ano-Novo estudando ou se pode se entregar à festança? Leia os conselhos de professores e de alunos que já passaram por isso. Essa correria de fim de ano, compras de Natal, programação de réveillon, festas e mais festas, é capaz de desviar o foco de muitos candidatos.

 

Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

“O recomendável é que o candidato continue se dedicando e mantenha a organização com os estudos.” Cláudia Jones, especialista em concursos.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 120.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Para quem está com prova marcada para janeiro e fevereiro, não é hora de parar. Duas semanas podem colocar o candidato atrás de muitos concorrentes que não vão parar de jeito nenhum. Talvez essa seja a hora que vai fazer a diferença na sua prova.

Claro que uma pausa para a ceia de Natal ou Ano Novo com a família é sempre bom,mas nada além disso. Deixe para curtir as próximas festas de fim de ano já com dinheiro no bolso e a estabilidade garantida. É só mais um pouquinho de sacrifício.

Não é possível o candidato lutar o ano inteiro – ou quase isso – para desanimar logo agora, a pouco tempo de muitos concursos que estão na reta final! Imagine que outros candidatos tão dedicados quanto você já saíram da disputa, pois estão (bem) empregados, ganhando muito, muito bem depois deterem conseguido a vaga tão sonhada na administração pública.Certamente, este é um bom motivo para tomar um chá de ânimo e seguir em frente.

Por outro lado, há sempre o pessoal que pega “carona” quando um edital é lançado e corre para estudar às pressas porque a única certeza que tem é a de que o tempo para a preparação será inevitavelmente curto.http://bit.ly/1953R4r

Um outro detalhe é que tenho notado que a chegada das férias da faculdade e até mesmo do trabalho, em vez de trazer benefícios, como mais tempo para o sujeito estudar na reta final dos concursos, acaba provocando um abandono quase que total dos livros, em muitos casos. Isso não deve acontecer! Essa pausa pode significar a perda do ritmo de estudo e uma consequente baixa na “produção”, na obtenção de conhecimento, até porque, normalmente,as semanas que antecedem uma prova são reservadas para o candidato tirar dúvidas e refazer exercícios. Sendo assim, interromper esse processo pode ser danoso.

Se minha família for viajar, posso ir com eles?
Para o professor Célio, a resposta é sim – mas leve material de estudo para não ficar ansioso. “A menos que o estudante tenha pouca convivência com a família, ficar sozinho nesse período é péssimo. Ele não terá ninguém para lhe ajudar a lidar com a ansiedade e corre o risco de nem conseguir aproveitar o tempo para estudar”, afirma. Mas seja prudente: não deixe para voltar na véspera da prova. O ideal é estar de volta dois ou três dias antes para poder descansar. Além disso, tenha certas precauções. Se for à praia, tome cuidado com o período de exposição ao sol e com os alimentos que consumir, para evitar intoxicação alimentar.


Pode consumir bebida alcoólica?
Pode, mas sem excessos - e só se você estiver acostumado a beber socialmente. E evite fazer isso às vésperas da prova para evitar a ressaca e o mal estar prolongado.

Alguns alunos dizem estar cansados do ritmo alucinante que as aulas impõem, do estudo estafante que pode já estar se arrastando há longos meses ou até anos,outros porque precisam dar um tempo para a “máquina” não pifar. Concordo, mas só em parte. Aliás, uma parte bem pequena. Nesse caso, só para quem não tem prova marcada. Aí, sim, vale a pena parar para não causar danos à máquina.

As prováveis datas das provas fazem com que eu lance um alerta para você que se interessou por concursos como os da Polícia Federal, Finep, Ministério do Turismo, ICMS/RJ e INSS, entre outros: deixe um pouco de lado a correria pelas compras de fim de ano, o amigo oculto e a cervejinha no fim do dia com os colegas, pois o seu prazo é curto. Mas dependerá só de você transformá-lo no tempo suficiente para me contar, em breve, que uma das vagas é sua!

Não pare de estudar – mas conheça seus limites
“A garra e determinação que os estudantes tiveram até aqui deve ser mais forte – afinal, eles estão a um passo de ver realizado o sonho da universidade. Portanto, nada de parar de estudar!”, diz a professora Augusta Aparecida Barbosa, coordenadora do Cursinho do XI. Mas ela ressalta que o tempo a ser dedicado aos estudos depende das necessidades de cada um. “O candidato deve estudar o quanto julgar necessário para se sentir confiante, mas sem provocar o esgotamento. Exagerar, agora, pode ser prejudicial. O ideal é que o tempo seja dividido entre exercícios, leituras e alguma distração em atividades prazerosas”, completa.

Aproveite as festas com moderação
É bom ser realista: você provavelmente não vai conseguir aproveitar as festas como nos outros anos. “Mas não dá para ficar enterrado nos livros o tempo todo porque isso não seria produtivo nem saudável”, diz o professor e diretor pedagógico do Cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo. “Aproveite os dias 24 e 25/12 e 31/12 e 1/1 para descansar e passar o tempo com a família, porque isso será importante para ajudar a diminuir o stress”, aconselha.

“As festividades não devem atrapalhar os estudos. Os alunos podem e devem festejar com as respectivas famílias, porém sem exageros, controlando as horas de estudo. Este é o momento das questões dissertativas de todas as disciplinas, portanto ele deve treinar para isso, além de reforçar os conhecimentos das matérias específicas”, completa a professora Augusta.

O que estudar?
Para os professores, este é o momento de estudar os conteúdos em que você tem dificuldade – mas evite os complicados demais. “Não vale a pena, agora, usar o tempo para estudar conteúdos que você já domina nem os que considera difíceis demais, pois pouca coisa irá mudar nesse pouco tempo. Prefira aqueles com os quais tenha dificuldade, mas que não sejam intransponíveis”, aconselha o professor Célio.

Quanto tempo dedicar aos estudos?
Para definir quanto tempo você deve dedicar aos estudos, leve em conta como se preparou durante o ano e quão bem se saiu na primeira fase. “Para os candidatos que passaram com uma pontuação próxima à nota de corte, o momento é de intensificar a preparação”, diz o professor de Geografia do cursinho do XI, Alexandre Eneias Gobbis.

Treine com provas dos anos anteriores
“Para a segunda fase da FUVEST, o aluno precisa ter um bom conhecimento de todo o conteúdo, pois as questões misturam temas diferentes em cada questão – e elas são bem mais interpretativas. O meu conselho é pegar as provas de segunda fase dos anos anteriores e resolvê-las”, diz o professor de física do cursinho do XI, Marcio Haga.

Aproveite para ler os livros obrigatórios
Se seus estudos estão em dia, mas você não leu todas as obras cobradas pelo vestibular, aproveite esses dias até a prova para fazer isso. “Isso cai em peso, especialmente na segunda fase da Unicamp. Se você conseguir ler mais dois ou três livros inteiros, já terá pontos extras”, diz o professor Célio.

Leia muito
“A segunda fase é para quem sabe escrever. Leia muito, especialmente artigos da imprensa em geral, como jornais, revistas, internet etc. Quem lê, escreve. Outra dica é fazer um fichamento daquilo que estudar, com os conceitos principais de cada tema. Para quem já vem fazendo tudo isso há tempos, é hora de relaxar. Aproveite o período entre Natal e Ano-Novo para se divertir, SEM EXCESSOS, e depois volte a estudar em janeiro”, diz o professor Alexandre.

Fontes: Guia do Estudante Abril e JC Concursos

Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 120.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS