Aprendendo a aprender - Qual é o seu estilo?

|

Informtica---porque-no-aprendo-isso-[1]Alguma vez você já tentou aprender algo bastante simples, e não conseguiu perceber as ideias-chave? Ou tentou ensinar as pessoas e descobriu que alguns ficaram confusos com algo bastante básico? Se já passou por isso, você pode ter experimentado um choque de estilos de aprendizagem.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Entenda melhor como você aprende e melhore sua capacidade de absorver e transmitir conhecimento.

Alguma vez você já tentou aprender algo bastante simples, e não conseguiu perceber as ideias-chave? Ou tentou ensinar as pessoas e descobriu que alguns ficaram confusos com algo bastante básico? Se já passou por isso, você pode ter experimentado um choque de estilos de aprendizagem: Suas preferências de aprendizagem e as de seu instrutor ou do seu aprendiz podem não ter sido alinhadas.

Um dos modelos mais utilizados para definir estilos de aprendizagem é o índice desenvolvido por Richard Felder e Silverman Linda, no final de 1980. Segundo este modelo há QUATRO DIMENSÕES DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM nas quais o aluno pode reconhecer mais ou menos tendências em si mesmo:

SENSORIAL - preferem informações sensoriais, concretas, práticas e processuais. Olham para os fatos.
INTUITIVO - preferem informações conceituais, inovadoras e teóricas. Olham para o significado.

VISUAL - preferem gráficos, imagens e diagramas. Eles procuram por representações visuais de informação.
VERBAL - preferem ouvir ou ler informações. Eles procuram explicações com palavras.

ATIVO - preferem manipular objetos, fazer experiências físicas, e aprender tentando. Eles gostam de trabalhar para resolver problemas.
REFLEXIVO - preferem pensar sobre as coisas, para avaliar as opções, e aprender pela análise. Eles gostam de resolver um problema por conta própria.

SEQUENCIAL - preferem ter informações apresentadas de forma linear e ordenada. Eles reúnem os detalhes a fim de compreender a grande figura.
GLOBAL - preferem uma abordagem holística e sistemática. Eles veem a grande figura em primeiro lugar e, em seguida, preenchem os detalhes.

UTILIZANDO O ÍNDICE DE ESTILO DE APRENDIZAGEM

Equilíbrio é a chave. Não é o ideal ir muito longe em direção a um dos estilos de aprendizagem. Quando você faz isso, limita sua capacidade de absorver ou de transmitir novas informações e fazer sentido de maneira rápida, precisa e eficaz.

Você pode usar o índice de estilo de aprendizagem para desenvolver suas próprias habilidades de aprender. Uma vez que você sabe onde estão suas preferências em cada uma dessas definições, você pode começar a se estender além dessas preferências e a desenvolver uma abordagem mais equilibrada para aprender. Você vai melhorar a sua eficácia de aprendizagem.

Leia as explicações de cada preferência de aprendizagem e escolha a que melhor reflete seu estilo. Analise seus resultados e identifique o quanto e onde você está “fora de equilíbrio”, ou seja, se você tem uma preferência muito forte para um estilo e não gosta do outro. Use as informações abaixo para melhorar suas habilidades em áreas onde você precisa de desenvolvimento.

ESTUDANTES SENSORIAIS – se você confiar demais em detecção, você pode tender a preferir o que é familiar, e se concentrar em fatos que você sabe, em vez de ser inovador e adaptativo a novas situações. Procure oportunidades de aprender informações teóricas e em seguida, trazer fatos para apoiar ou negar essas teorias.

ESTUDANTES INTUITIVOS – se você confia muito em intuição, você corre o risco de perder detalhes importantes, que podem levar a uma má tomada de decisão e resolução de problemas. Faça força para aprender fatos ou memorizar dados que o ajudarão a defender ou criticar uma teoria ou procedimento que você esteja trabalhando. Você pode precisar desacelerar e olhar para os detalhes.

APRENDIZES VISUAIS – se você se concentrar mais na informação visual ou gráfica do que em palavras, você se coloca em desvantagem porque a informação verbal e escrita ainda é a escolha preferencial para passagem de informações. Pratique tomar notas e procure oportunidades para explicar informações para outras pessoas e para si mesmo usando palavras.

APRENDIZES VERBAIS – quando a informação é apresentada em diagramas, desenhos, fluxogramas, e assim por diante, ele entende rapidamente. Se você pode desenvolver suas habilidades nesta área, você pode reduzir significativamente o tempo gasto na aprendizagem e absorção de informações. Procure oportunidades de aprender através de apresentações audiovisuais (como videoaulas e cartões flash). Ao tomar notas, agrupe as informações de acordo com conceitos e crie ligações para montar gráficos, tabelas e diagramas.

ALUNOS ATIVOS – se você agir antes de pensar, que você estará apto a fazer julgamentos precipitados e potencialmente ficar mal informado. Você precisa se concentrar em resumir as situações, e dar um tempo para digerir a informação que lhe foi dada.

ALUNOS REFLEXIVOS – se você pensa demais corre o risco de não fazer nada. Chega um momento em que uma decisão tem de ser tomada. Sempre que possível, tente aplicar a informação que recebeu de maneira prática. Imagine como pode usar o que aprendeu na vida diária.

OS SEQUENCIAIS – quando você divide as coisas em pequenos componentes, muitas vezes é capaz de ir na direção certa da resolução de problemas. Isto parece ser vantajoso, mas algumas vezes pode ser improdutivo. Você pode ter que força-se a parar periodicamente e entender como cada parte do que você está aprendendo está ligado ao seu objetivo, sob pena de perder-se.

OS GLOBAIS – se ter uma visão do todo é fácil para você, então você pode estar em risco de querer correr antes de poder andar. Você vê as respostas, mas pode não gastar o tempo necessário para aprender a melhor forma de chegar até elas. Aproveite o tempo para completar todas as etapas de resolução de problemas e questões antes de chegar a uma conclusão ou de tomar uma decisão. Se você não pode explicar o quê você tem estudado e por que, então, você pode ter perdido detalhes importantes que farão diferença se você tiver que resolver situações semelhantes.

Fonte: AtePassar - http://migre.me/arLGP

---
Salas de QUESTÕES separadas por disciplinas e assuntos - TUDO GRÁTIS!
Chame os amigos! Escolha uma sala aqui: http://on.fb.me/ULLMwT 

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2012/09/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (61.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS