Mitos e verdades sobre o rendimento nos estudos

|

RITALINA 2A cada dia  cresce a demanda por concursos públicos, o que aumenta o conteúdo das matérias e o seu nível de dificuldade. alguns candidatos passaram a usar remédios que, supostamente, conseguiriam potencializar a ação cerebral, aumentando a concentração e otimizando os processos de aprendizagem.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Nos últimos tempos, após a homologação da Constituição Federal de 1988, uma gama enorme de editais de concursos públicos vem sendo abertos para o preenchimento de cargos públicos, e, consequentemente, o número e a qualificação das pessoas que prestam os concursos vêm aumentando a cada ano que passa. Por essa razão, as bancas organizadoras, como resposta a esse aumento de demanda, também vêm aumentando o conteúdo das matérias e o seu nível de dificuldade.

Com a concorrência e o nível de dificuldade cada vez maiores, alguns candidatos passaram a fazer uso de medicamentos que, supostamente, conseguiriam potencializar a ação cerebral, aumentando a concentração e otimizando os processos de aprendizagem. Dois dos mais conhecidos no mundo dos concurseiros são a Ritalina e a Ginkgo biloba.

A Ritalina é um medicamento indicado para pessoas com déficit de atenção e hiperatividade. Nessa reportagem (http://bit.ly/whbNQ5), comentada por uma especialista médica, é esclarecido que tal uso não traz benefício algum para a capacidade de armazenamento cerebral. Pelo contrário, ainda pode trazer prejuízos à saúde quando administrado sem indicação médica e causar perda de sono durante dias.

O episódio 12 da 10ª temporada do seriado americano Law & Order SVU (http://bit.ly/UC9kc1) retrata uma estudante de um colégio competitivo em que os alunos usam indiscriminadamente medicamentos para déficit de atenção, entre eles a Ritalina, levando a estudante à privação do sono por vários dias e trazendo sérias consequências.

Já a Ginkgo biloba é um fitoterápico natural usado para aumentar a circulação do sangue no cérebro. Porém, conforme dados desta reportagem (http://glo.bo/83eUJL), um estudo científico que durou 6 anos mostrou que o uso da planta não tem nenhuma eficácia sobre a memória e a atividade mental.

Por outro lado, um tempo adequado de descanso e sono é fundamental para o cérebro poder assimilar o conteúdo estudado de forma eficaz (http://bit.ly/hDuSIP). Neste artigo da Fiocruz, é apresentada uma espécie de dez mandamentos para garantir um bom sono noturno para pessoas que não apresentam distúrbios do sono e que querem manter um sono tranquilo.

Além disso, para um melhor desempenho nos estudos, a prática de exercícios físicos ajuda bastante, como podemos comprovar nesse artigo científico (http://bit.ly/15KPLCE).

Saiba mais nesses artigos:
http://ensaiosdegenero.wordpress.com/2012/11/15/e-da-lhe-ritalina-sobre-a-medicalizacao-da-infancia/  e  http://br.drugfreeworld.org/drugfacts/ritalin.html

Assim, podemos concluir que não há fórmula milagrosa para passarmos em um concurso público. Por fim, fica aí a dica aos concurseiros que desejam alcançar a tão desejada vitória: muito estudo aliado a um ótimo planejamento, disciplina e força de vontade.

Fonte: LS Concursos - http://bit.ly/V2mH6e

---
ESTUDANDO PRA CONCURSOS?
Participe do MELHOR e MAIOR grupo de estudos para concursos da internet (61.000 membros inscritos). A galera está aderindo geral. Tem notícias, aulões grátis, sorteios e promoções todos os dias. Todas as informações estão se concentrando aqui. ESTÁ BOMBANDO: https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2012/09/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS