SEIS alimentos que ajudam a reduzir a insônia

|

insonia

Boa notícia para quem sofre de insônia. É possível driblar a dificuldade de dormir com alimentos naturais, que não têm efeitos colaterais como os remédios tranquilizantes. O sono é fundamental em nossas vidas e fator indispensável para o sucesso de quem vive encarando provas e concursos.

 


Atualize-se! https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Ninguém merece passar a madrugada toda se revirando na cama. Quem sofre de insônia (estima-se que duas em cada dez pessoas no mundo!) sabe o tormento que é tentar descansar e o sono nunca aparecer. Que sufoco!

O que pouca gente sabe é que, além de mudar alguns hábitos (como se exercitar com frequência e dormir sempre no mesmo horário, por exemplo), a alimentação pode ser uma grande aliada nessa batalha contra a insônia.

É que existem alimentos que colaboram para a redução dos níveis dos hormônios ligados ao estresse e, consequentemente, podem  ajudar a dormir como um bebê. "Algumas frutas, amêndoas e carnes magras possuem nutrientes que colaboram para uma boa noite de sono", afirma a nutricionista Bianca Giuliano, de São Paulo.

Outra dica é ficar atenta ao jantar. À noite, passe bem longe dos alimentos gordurosos e muito pesados. "Mas ir para a cama com fome também não ajuda em nada", explica a médica Luciana Palombini, especialista em medicina do sono. O ideal é jantar três horas antes de se deitar e fazer um lanche leve antes de dormir, se a fome bater.

1 - Banana para espantar a irritação e relaxar
O segredo da fruta é ser rica em triptofano. Essa substância ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar. Você fica calminha, calminha.

2 - Laranja para diminuir o estresse
A vitamina C presente nas frutas cítricas é auxiliar na redução dos níves de cortisol, hormônio que está relacionado ao estresse. Fique à vontade para trocar a laranja por abacaxi, acerola, kiwi...

3 - Peixe para controlar a ansiedade
Carnes magras, principalmente peixe, contêm um aminoácido chamado taurina. Ele estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. “É comum encontrar essa substância em energéticos; então, as pessoas acham que é estimulante. Mas, na verdade, a taurina ajuda a controlar a ansiedade e a tensão”, explica a nutricionista Bianca.

4 - Espinafre contra o baixo-astral
Além de ser outra fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Ela tem poder antidepressivo, o que colabora para uma boa noite de sono. Cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras podem substituir o espinafre.

5 - Amêndoa para um sono profundo
Também é uma fonte de triptofano, que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar, e é rica em zinco, magnésio, cobre e ferro, minerais que combatem a insônia e promovem um sono restaurador. Taí uma ótima opção para lanchinho no meio da tarde.

6 - Maracujá para acalmar
Além de ser rico em vitamina C, é um calmante natural. Quanto mais relaxada você estiver, melhor será sua noite de sono! Invista em sucos durante o dia e, antes de dormir, tome um chá bem quentinho. Dá uma sensação de conforto.

Outras recomendações para casos de insônia:
Tente se levantar e ir para a cama todos os dias no mesmo horário.
Só vá para a cama quando estiver com sono. "Ficar se revirando na cama só deixa a pessoa mais ansiosa por não conseguir dormir", explica Luciana.
Pratique atividades físicas sempre de manhã e duas vezes por semana, pelo menos.
Não deixe nenhum eletrônico ligado no quarto. Nada de ver TV, usar o computador ou celular antes de pegar no sono!
À noite, evite tomar café ou bebidas alcoólicas ou comer chocolate. Eles têm propriedades estimulantes, que atrapalham o sono. E esqueça as carnes vermelhas no jantar: como a digestão é mais demorada, você corre o risco de passar a noite sem pregar o olho.

Fonte: Mdemulher - http://abr.ai/17h5E6U

→ IMPORTANTE! 
Não dá pra passar em nenhum concurso sem fazer uma boa prova de português. É disciplina obrigatória em todos os certames. Que tal aprender essa matéria com dicas bem-humoradas e ainda concorrer a diversos prêmios? Curta a página Palavra Certa - Dicas da Língua Portuguesa e aprenda se divertindo com dicas diárias sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2012/12/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (62.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS