Conheça o estilo das 6 principais bancas de concursos públicos

|

bancas-examinadoras-de-concurso-atepassar3Professores e especialistas em concursos públicos são unânimes em afirmar que conhecer as particularidades da banca examinadora conta pontos a favor dos concurseiros. O candidato que conhecer o estilo da banca, suas exigências e nível de dificuldade, estará mais preparado para a prova, fugindo de erros e surpresas. Veja as características de cada uma.

 

Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

É importante conhecer o estilo da banca, suas exigências e nível de dificuldade, assim o concurseiro pode se preparar melhor para as provas. Conheça as seis principais bancas:

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 126.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

1- Fundação Carlos Chagas (FCC)

Organiza concursos federais, estaduais e municipais. Em geral, as perguntas das provas são objetivas, sem conteúdos complexos.

É importante estar antenado com os exames de Português e de Direito, esses são balanceados e demandam um nível de análise e conhecimento fieis às leis. Costumeiramente, nenhum elemento do edital é deixado de fora. O concurseiro deve ficar atento aos enunciados.

Dica: Memorize leis e estude muito a escrita de redações. Reveja provas de concursos anteriores.

2 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe)

Executa seleções do Banco do Brasil e o concurso de analista e técnico do Banco Central, entre outros concursos importantes.

As perguntas são de várias matérias e de caráter difícil. O exame de Português costuma ser extenso e esgotante. São aplicadas em modo de escolha entre certo e errado, por isso é preciso tomar cuidado, pois a banca elimina a questão toda se o participante equivocar somente parte da resolução. É pertinente também estar em dia com os assuntos atuais, quesitos como direito e legislação.

Dica: Treine a leitura rápida e concentrada. Invista em simulados com questões de alternativas semelhantes aos da banca.

3 - Cesgranrio

Realiza concursos da Petrobras, de bancos, do IBGE e da Liquigás.

Grau de dificuldade em nível médio e com avaliações divididas por disciplinas. Geralmente, também utiliza textos de leis e perguntas não tão difíceis. Nas questões de atualidades, utiliza de gráficos e imagens. O exame da matéria de Inglês é classificado como complexo.

Dica: Desenvolva testes de seleções anteriores, a instituição tem como costume solicitar perguntas antigas.

Assista a dezenas de videoaulas GRÁTIS, classificadas por disciplina e assunto nessa página aqui: https://www.facebook.com/Estudos.no.Face

4 - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Organiza certames de câmaras municipais, Polícia Civil do Rio de Janeiro e secretarias e também a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Tem como característica principal não ter um modelo específico, alterna com frequência de uma avaliação para outra. Porém, tem como perfil usar de textos extensos em interpretação e gramática. Em Direito tem solicitado casos práticos e, perguntas de várias matérias que englobam também leis.

Dica: Leia o edital completo. Fique atento ainda às biografias exigidas. Estude por exercícios diversos.

5 - Vunesp

Realiza concursos da Polícia Civil paulista, tribunais de justiça, Cetesb, prefeituras paulistas.

O exame de Português é simples, exige muita gramática. Em Direito o participante precisa saber bastante o texto da lei.http://bit.ly/1aS2xmb

Dica: Estude texto de lei e gramáticas. Utiliza também da resolução de provas de concursos antigos.

6 - Esaf

Executa concursos da Fazenda e Tesouro Nacional.

Confeccionam perguntas muito elaboradas e difíceis, com estudo de casos em Direito e cobrança da letra da lei.

Dica: A organizadora não tem o perfil de utilizar de todos os itens do edital. Com isso, realizar exames anteriores é pertinente para um direcionamento das perguntas mais recorrentes.

Quer dicas de português?

Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb


ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 126.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS