DICAS para DEFINIR seu HORÁRIO DE ESTUDO

|

horário de estudoDisciplina, dedicação e organização são conceitos primordiais quando se decide estudar para concursos e vestibulares. É preciso estar realmente focado no objetivo final para conseguir levar adiante essa verdadeira maratona. Saiba que dá para organizar seus horários e tornar esse tempo realmente produtivo.

 


Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

É importante que você se empenhe em melhorar todas as atividades do processo para potencializar a chance de alcançar sua meta. Aí, se inclui a otimização do tempo disponível para se dedicar aos estudos. Parece difícil? Saiba que dá para organizar seus horários e tornar esse tempo realmente produtivo.

A seguir, daremos dicas preciosas para definir seus horários de estudo.

Encontre tempo livre

Antes de definir seus horários e técnicas de aprendizado, identifique quais são os momentos livres em seu dia, nos quais você poderá encaixar seus estudos. Monte um quadro de horários simples, uma tabela onde as colunas serão os dias da semana e as linhas serão os horários, de uma em uma hora. Sinalize os períodos que já estão comprometidos com suas atividades diárias como trabalho, faculdade e demais atividades. Lembre-se de sinalizar tarefas diárias, como tomar banho, cuidar da casa, refeições e repouso. Considere também o tempo gasto com deslocamento e trânsito. Após apontar todas as atividades, verifique os espaços onde existe tempo livre que possa ser utilizado para o estudo.

Remaneje suas atividades

Encontrou pequenos espaços de tempo livre espalhados durante o dia? Verifique as atividades que podem ser remanejadas de horário como academia, atividades domésticas, dentre outras. Altere os horários sempre que possível, a fim de juntar espaços livres que estejam fracionados em seu quadro de horários, conseguindo períodos de estudos mais longos. Lembre-se de incluir períodos que possam ser aproveitados para os estudos: enquanto você está no transporte ou os minutos antes da aula começar, por exemplo. Cada minuto é precioso quando se trata de alcançar um objetivo.http://bit.ly/18EJrxB

Planeje as pausas

Lembre-se de considerar momentos de descanso, para dormir e realizar outras atividades que sejam relaxantes para você como assistir a um filme, fazer uma caminhada, estar com os amigos ou ler um livro não relacionado aos estudos. Essas atividades contribuem para o alívio da tensão e tornam seus momentos de estudo menos estressantes e, consequentemente, mais proveitosos.

Monte seu plano de estudos

Com o quadro de horários em mãos, comece a organizar seu plano de estudos. Liste as matérias que você precisa estudar de acordo com a ordem de importância. Você pode definir essa ordem utilizando critérios como a dificuldade encontrada ou o peso que cada uma terá em sua prova. Faça a montagem do seu plano de estudos, definindo quais períodos do seu quadro de horários serão utilizados para cada matéria. Depois, distribua o tempo de estudo por matéria de acordo com a lista de importância criada anteriormente.

Como dissemos, disciplina é fundamental para o sucesso nos estudos. Monte seu plano de estudo de acordo com o tempo que você realmente deseja dedicar aos estudos, evitando que você fique desestimulado e acabe não seguindo a agenda. Você se concentra melhor em que período do dia? Em qual horário sua vizinhança está mais silenciosa?  Pense nesses detalhes para definir horário em que realmente poderá se concentrar.

Não é difícil definir seus horários de estudos. mas eles só funcionarão com o sue empenho! Com planejamento e dedicação é possível levar os estudos a sério, otimizar seu tempo, além de ter uma vida tranquila e equilibrada.

Bons estudos!

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (96.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS