Português elimina em processos seletivos

|

provasA falta de conhecimento da Língua Portuguesa está virando uma pedra no sapato de muitos estudantes brasileiros em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Pesquisa do Nube revela que estudantes de Pedagogia, Jornalismo, Matemática e Psicologia são os piores em ortografia.

 

 

Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Para dimensionar esse problema, o Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube) aplicou um teste em 7.219 participantes durante todo o ano de 2012. O tal teste era um ditado com 30 palavras do cotidiano, como “seiscentos”, “escassez”, “artificial”, “sucesso”, “licença” e “censura”. Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros. Exatos 2.081 candidatos (28,8%) não obtiveram êxito na etapa da seleção e foram eliminados. As mulheres se saíram melhor. Apenas 26,6% não passaram. Já entre os homens, o número foi maior, 32%.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (100.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Outro dado chamou a atenção: os mais novos, com idade entre 14 e 18 anos, apresentaram melhor desempenho, com 75% de sucesso, superando outras faixas como a de 19 a 25 anos (68,9%), 26 a 30 anos (69,2%) e acima de 30 anos (71,2%).

“Impressiona o fato de os jovens na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantém o hábito da leitura” afirma Erick Sperduti, supervisor de seleção do Nube. A falta de intimidade com as palavras rouba muitas oportunidades de carreira, claro.

Problema técnico - Separando por níveis de ensino, alunos de médio técnico lideram negativamente o ranking com pior desempenho nos testes ortográficos. Em torno de 37% ultrapassaram as falhas aceitáveis, seguidos dos estudantes do superior tecnólogo (30%), médio (29%) e superior (28,5%). Quem estuda em escola pública teve desempenho pior (30%) do que quem está em instituições particulares (17%).

Já na faculdade os dados quase se invertem. Cerca de 30% dos jovens das escolas privadas ficaram para trás contra 19% das faculdades municipais, estaduais ou federais.

Resultados surpreendentes - Entre os cursos, também foram divididos aqueles com melhores e piores índices. Para surpresa de todos, com desempenho mais baixo, em quantidade de reprovados, estão os alunos de Pedagogia (50%), Jornalismo (49%), Matemática (41,4%), Psicologia (41%) e Ciência da Computação (40%).

Na outra ponta, com maior aprovação estão Comércio Exterior (83%), Medicina Veterinária (82%), Relações Públicas (80%), Engenharia de Produção (80%), Nutrição (75,5%), Engenharia Elétrica (74,5%) e Direito (74%).http://bit.ly/1cFIlDl

“A prática de leitura e, principalmente, o hábito de escrever suas ideias é um bom exercício para aprimorar a linguagem e não perder boas oportunidades em provas como o Enem ou processos seletivos”, ressalta Sperduti. “O desafio para os futuros profissionais não é apenas concluir o curso, mas mostrar domínio do nosso idioma”, finaliza.
Fonte: ClickCarreira - http://bit.ly/1bI5ynm

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (100.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

 

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS