Confira as DICAS VALIOSAS do Delegado que passou em 15 CONCURSOS

|

DELEGADO PASSOU EM 15 CONCURSOSDe porteiro a delegado da Polícia Federal. Esta é, em pouquíssimas palavras, a bela trajetória de José Roberto Lima, que hoje combina a rotina policial com a carreira de professor de Direito Penal e Processo Penal. Autor de “Como passei em 15 concursos”,  Roberto dá conselhos para concurseiros encurtarem o caminho até a carreira pública.

 


Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Torcedor fanático do Esporte Clube Ribeiro Junqueira, o Dragão de Leopoldina (MG), o delegado professor é também escritor e acaba de lançar o livro “Como Passei em 15 Concursos”, pela editora Método.

No livro, Lima dá menos importância a sua história pessoal de sucesso e já avisa logo no primeiro capítulo: “não pretendo transformar este livro em autobiografia”.

De acordo com ele, a ideia foi fazer uma obra diferente, dando mais destaque para as dicas e conselhos aos interessados em conquistar uma oportunidade na carreira pública. EXAME.com separou cinco dicas valiosas que os concurseiros vão encontrar no livro. Confira:

1 - Não seja candidato, seja concorrente

Enquanto os candidatos “transbordam” nas listas de inscritos em concursos, os concorrentes são, em média, 10% do total de participantes. E é com esses 10% que o concurseiro deve se preocupar.http://bit.ly/1bjDoim

Qual a diferença? José Roberto Lima explica: “candidatos são as pessoas que se inscrevem porque a família exigiu, porque o amigo ou o vizinho também se inscreveu, enfim, por motivações que nada têm a ver com a firme vontade de ser aprovado”, diz.

Já os concorrentes são aquelas pessoas que têm compromisso consigo mesmo. “É aquele que entendeu que o preço a pagar é o seu empenho nos estudos. É aquele que pode até não ser aprovado, mas não desistirá no primeiro ou segundo fracasso”, explica.

Portanto, a dica do autor é dividir o número de inscritos em um concurso público por 10. “Assim você encontrará a relação que realmente interessa: concorrentes por vaga”.

2 - Faça a opção pela escola preparatória

Uma boa escola preparatória é fundamental para a aprovação, diz Lima. “São raros os casos de pessoas que passam em um concurso sem tal opção”, escreve o autor.

É claro que existem os autodidatas, destaca o autor, mas, a maioria das pessoas não aprende sem o apoio de professores e da estrutura da escola. Uma das desvantagens de estudar sozinho é estar propenso a divagações. “Não conseguem se concentrar no objetivo de aprovação em concurso”, escreve Lima.

Por isso, as aulas (e os professores) têm o importante papel de nortear o aluno na sua navegação pelas disciplinas cobradas pelo edital. No entanto, é preciso cuidado na hora de escolher a escola, pois, conforme destaca Lima, a preparação para um concurso público hoje em dia é um grande negócio. “E como negócio existem aqueles que vendem pesadelos como sonhos”, diz Lima.

Desconfie, portanto, de promessas milagrosas do tipo: aprenda tudo em 2 semanas. “Fuja também dos preços módicos. Além do principal investimento do aluno que é o empenho, há, sim, um preço financeiro há ser pago”, diz.

3 - Não despreze o conteúdo que considera fácil

Focar em conteúdos complexos e desprezar disciplinas consideradas fáceis é uma armadilha para muitos concurseiros, de acordo com Lima. “Por volta de 80% do conteúdo de qualquer prova é extraído de conteúdos mais fáceis”, explica, lembrando que o índice médio de erros nos concursos também é de 80%.

Ou seja, ao acertar todas as questões difíceis e errar as mais fáceis em uma prova, você não será aprovado. Mas se tropeçar nas mais complexas e garantir todos os pontos em conteúdos mais simples, a aprovação virá.http://bit.ly/1bjDoim

4 - Qualidade vale mais do que quantidade 

Use o tempo de estudo priorizando a sua qualidade. Lima afirma que o condicionamento mental segue a mesma lógica do condicionamento físico.

“Estudar é igual fazer musculação e, por isso mesmo que estudar cansa. Ao malhar 15 horas em um dia, nos outros não será possível nem chegar perto da academia e com os estudos é a mesma coisa”, diz.

São três as regras de ouro do estudo de qualidade: objetividade, regularidade e ritmo. Para ser objetivo, faça sempre a seguinte pergunta antes de começar a estudar qualquer tema: “isto está no programa do concurso?”. E só estude se a resposta for sim.

Regularidade é transformar o estudo em hábito diário. “Estude 2 horas por dia e, partir do 2º mês os resultados ficam visíveis”, diz Lima. E para manter o ritmo, aposte em estudar, revisar e repousar.

5 - Treino ajuda a gostar de estudar

“Ah, eu não gosto de estudar.” Para quem se encaixa neste perfil, Lima lança um desafio: estude regularmente durante uma semana; depois estude mais uma semana, e por fim, mais uma, e prossiga estudando nas semanas seguintes. Insista.

“O prazer de estudar surgirá naturalmente”, diz Lima. Ele explica que o dá prazer hoje a alguém, via de regra, foi antecedido de treino.

“Um jogador compulsivo não chegou a esse nível porque foi a um bingo beneficente um dia na sua vida e, sim, porque jogou muitas vezes”, diz Lima ressaltando, porém, que vícios são assimilados com maior facilidade do que as virtudes.

Com os estudos, funciona da mesma maneira, embora necessite de um pouco mais persistência, por se tratar de uma virtude. Mas, ao dedicar-se um bom tempo, o autor garante que o prazer em estudar virá.

Fonte: Exame.com

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (99.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

1 Comentário:

Anônimo disse...

Excelente !!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS