O QUE É MELHOR: uma matéria por vez ou todas ao mesmo tempo?

|

estudos2

Uma pergunta que não cala entre os concurseiros: qual é a melhor estratégia de estudo? Estudar uma matéria de cada vez ou todas ao mesmo tempo? Veja aqui os argumentos de Rogério Neiva, juiz do trabalho desde 2002, psicopedagogo com pós-graduação em administração financeira e professor de cursos preparatórios.

 

Tudo sobre concursos públicos:
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Sem a pretensão da titularidade do monopólio da verdade absoluta, mas pautado pela convicção firmada com base nos fundamentos a seguir expostos, entendo que é melhor estudar várias matérias ao mesmo tempo.

Vamos aos fundamentos.

Primeiramente, estudar de forma modular, ou seja, estudar uma única matéria de modo a esgotá-la para, em seguida, passar a outra, tende a ser mais chato do que variar as matérias.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 104.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

E isto pode impactar até mesmo na concentração, uma vez que o novo, que seria a matéria distinta, em função da variação, pode ter influência até mesmo em termos dopaminérgicos, isto é, de liberação de dopamina. E dopamina consiste num neurotransmissor importante para o mecanismo da concentração e atenção.

Não é de se descartar a possibilidade de que estudando apenas uma única matéria por vez, e avançando no domínio desta matéria, seja possível haver uma empolgação e envolvimento maior. Mas aí entra a lógica da subjetividade, ou seja, devemos considerar que "cada um é cada um". E esta compreensão que nos leva a questionar as abordagens achistas-universalizantes dos "especialistas" em preparação para concurso (sem especialização).

Outro fundamento importante envolve a lógica da neuroplasticidade. Segundo este conceito, quanto mais o nosso cérebro é demandado, mais tem capacidade de dar respostas. Neste sentido, estudar matérias diferentes ao mesmo tempo tende a proporcionar estímulos diferentes às nossas estruturas cognitivas.http://bit.ly/19W29l1

Cabe também destacar que, considerando que construir memórias significa criar redes neurais, ao estudarmos matérias distintas, tendemos a estar transformando os conceitos correspondentes em novas redes neurais distintas.

Outro fundamento para sustentar a ideia de estudar várias matérias ao mesmo tempo, consiste na possibilidade de avançar de forma equilibrada, inclusive de modo a fechar todas as matérias do o programa do edital no mesmo momento.

O site Gabarita Português veio para mudar o seu pensamento em relação à Língua Portuguesa. Aproveite os descontos de até 50% em todo o site apenas até o dia 01/11/13: www.gabaritaportugues.com.br

Quem segue a metodologia Tuctor e usa o modelo de grade simultânea, bem como seguindo o que o sistema estabelece, com toda a certeza matemática terminará todas as matérias do programa numa mesma semana.

Por fim, esta concepção também contribui com o desenvolvimento de uma visão sistêmica do conteúdo do edital, o que é importante nas provas.

Dessa maneira, não tenho dúvida de que o estudo de todas as matérias ao mesmo tempo (grade simultânea) é melhor que o estudo sequenciado (grade modular).

Mas podemos também adotar uma solução híbrida. Isto é, eleger um primeiro bloco de matérias que, após concluídas, terão seus lugares na grade tomados pelas que virão na sequência. No vale a pena adotar uma lógica de prejudicialidade e de relação conceitual. Por exemplo, antes de estudar Direito Administrativo estudar Direito Constitucional.

De qualquer forma, mesmo que concorde com os fundamentos apresentados, o mais importante é que você avalie o que é melhor para você.

Fonte: CorreioWeb

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 104.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS