TRT5 poderá nomear mais de 600 candidatos

|

TRT5.2As vantagens de conquistar uma vaga no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, na Bahia (TRT-BA) são muitas. Os bons salários, a contratação efetiva e o ambiente de trabalho são alguns atrativos. Além disso, o  TRT5 é conhecido por utilizar bastante o cadastro de reserva, realizando muitas convocações em seus concursos.

 


Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

"É frequente a vacância de cargos nos quadros de servidores do Tribunal. Mas é importante registrar que isto ocorre mais habitualmente nos cargos de técnico judiciário/Área Administrativa, analista judiciário/Área Judiciária, analista judiciário/Área Administrativa e analista judiciário/Área Judiciária/Especialidade oficial de justiça avaliador federal, os quais existem em grande número no âmbito deste TRT." É o que confirma a desembargadora e presidente do órgão, Vânia Chaves.

Saiba de tudo no grupo de estudos e resolução de questões:
https://www.facebook.com/groups/grupo.TRT5.BA/

Com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA Online, a desembargadora revelou que as primeiras nomeações deverão ocorrer entre fevereiro e março de 2014. Ela também falou, com detalhes, sobre a lotação dos convocados, o treinamento após a posse e o sistema de gratificações que pode aumentar os ganhos mensais dos concursados.

FOLHA DIRIGIDA – Qual é a importância do novo concurso para o TRT-BA?

Vânia Chaves - Constantemente ocorrem vacâncias de cargos no âmbito deste Tribunal nos termos do art. 33 da lei nº 8.112/90, principalmente em razão de aposentadoria ou posse em outro cargo inacumulável. Sendo assim, é importante que o Tribunal possua uma lista com candidatos aprovados em concurso público para recompor imediatamente o seu quadro de pessoal, evitando não só a sobrecarga de trabalho em relação aos seus servidores, como também queda na qualidade dos serviços públicos a serem prestados.

O órgão oferece somente 14 vagas imediatas, porém haverá a formação de cadastro de reserva. O TRT-BA pretende convocar mais pessoas durante a validade da seleção?

É frequente a vacância de cargos nos quadros de servidores do Tribunal. Mas é importante registrar que isto ocorre mais habitualmente nos cargos de técnico judiciário/Área Administrativa, analista judiciário/Área Judiciária, analista judiciário/Área Administrativa e analista judiciário/Área Judiciária/Especialidade oficial de justiça avaliador federal, os quais existem em grande número no âmbito deste TRT. Quanto aos demais cargos previstos no edital, e sobre os quais existe a previsão da formação de cadastro de reserva, pode-se dizer que a rotatividade entre os seus ocupantes é menor, especialmente por existirem em pequena quantidade nos quadros do Tribunal.http://bit.ly/1blYY5K

Existe alguma previsão de abertura de novas vagas?

É importante destacar que o TRT da 5ª Região apresentou nos anos de 2011 e 2012 projetos de lei visando à criação de novas Varas do Trabalho, novos cargos e novas funções comissionadas no âmbito do Tribunal, o que resultará, caso as propostas sejam aceitas na integralidade, na criação de mais de 600 cargos e mais de 200 funções comissionadas.

O concurso de 2008, por exemplo, convocou muitos candidatos, mais do que o número de vagas previsto, que era de 24. Quantos foram convocados e empossados, até o fim da validade?

Nessa seleção foram nomeados 526 analistas judiciários e 605 técnicos judiciários ao longo da validade do concurso de 2008, que expirou em 17 de abril deste ano.

Qual é a importância do TRT para o estado?

Os Tribunais Regionais do Trabalho são órgãos da Justiça do Trabalho. Entre suas atribuições jurídicas, podemos destacar as ações que envolvam exercício do direito de greve, as ações sobre representação sindical, e as ações de indenização por dano moral ou patrimonial decorrentes da relação de trabalho. Sob o aspecto social, a Justiça do Trabalho procura equilibrar as disparidades entre as partes economicamente mais fortes e fracas. As desigualdades nas relações de trabalho sempre existiram, e estão longe de serem superadas, mas a imposição de normas trabalhistas, de caráter obrigacional, procura elevar a condição social e econômica do trabalhador, preservando a sua dignidade e contribuindo para uma melhor inserção na sociedade.http://bit.ly/1blYY5K

Atualmente, como é composto o quadro efetivo do órgão? Onde existe mais carência de servidores?

O atual quadro de pessoal do TRT da 5ª Região é composto por 2.254 servidores efetivos, 533 trabalhadores terceirizados e 327 estagiários (níveis médio e superior). Com a progressiva implantação do Processo Judicial Eletrônico no âmbito deste Tribunal, o que implica em um aumento significativo de demandas trabalhistas, pode-se dizer que existe uma carência crescente de pessoal para trabalhar na área fim, auxiliando os magistrados na elaboração de minutas de despachos e decisões.

Depois de empossados, os candidatos podem receber gratificações, aumentando sua remuneração? Quais são os privilégios das duas carreiras?

Qualquer servidor pode vir a receber uma gratificação após a sua posse e exercício no cargo, o que significa, consequentemente, um aumento da sua remuneração. Esse aumento salarial, contudo, só prevalecerá enquanto o servidor estiver exercendo uma Função Comissionada (FC) ou Cargo em Comissão (CJ). Importante ressaltar que o recebimento da gratificação não é automático. Dependerá, essencialmente, da eficiência do servidor no desempenho de suas funções e da existência de uma gratificação.

Os aprovados do novo concurso serão lotados na sede do TRT ou podem ser remanejados para o interior?

Os candidatos aprovados e nomeados serão designados para qualquer unidade judiciária ou administrativa de qualquer localidade sob a jurisdição do TRT da 5ª Região, observadas as seguintes regras: após a nomeação, o candidato deverá indicar a ordem de preferência para exercício dentre as 32 cidades em que há Unidade Judiciária; a lotação poderá ocorrer para qualquer Unidade Judiciária da Bahia, de acordo com a necessidade do Tribunal e após finalização do processo de remoção interna dos servidores, observadas, quanto aos candidatos com deficiência, eventuais recomendações constantes de Laudo da Junta Médica Oficial do TRT. Estas regras não se aplicam para os cargos de analista judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidades Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Segurança do Trabalho), Estatística, Fisioterapia, Medicina, Medicina do Trabalho, Medicina (Psiquiatria), Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia da Informação, e técnico judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Tecnologia da Informação, cuja lotação será na sede do Tribunal, em Salvador.

Existe algum tipo de treinamento realizado com os novos servidores?

Sim. O Treinamento de Integração tem por objetivo primordial proporcionar aos novos servidores os conhecimentos necessários para o desenvolvimento dos seus talentos com a consequente integração de suas experiências de vida à nova realidade de trabalho. O treinamento aborda aspectos gerais da organização (missão, valores, histórico, estrutura organizacional, negócio de atuação, planos estratégicos, entre outros); atendimento ao cliente; direitos, deveres e normas referentes à saúde do servidor; objetivos e funcionamento dos programas de Gestão por Competências; sistemas de avaliação de desempenho, critérios e normas de promoção na carreira; sistemas informatizados utilizados no Tribunal (Sistema de Acompanhamento e Movimentação Processual – Samp e Sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJE); segurança da informação; rotina trabalhista; execução e avaliação de bens (apenas para o cargo de analista judiciário/Área Judiciária/Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal).

Qual é sua mensagem para os futuros servidores do TRT? O que eles podem esperar desta carreira pública?

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região é um excelente local para o desempenho das atividades profissionais. Trata-se de um órgão do Poder Judiciário Federal permanentemente comprometido com a melhoria das relações de trabalho dos seus servidores. Possui boa infraestrutura física, um quadro de pessoal qualificado e eficiente, o que possibilita a existência de um ambiente de trabalho agradável e promissor. Ser servidor público significa ter a certeza do recebimento do salário no fim do mês, além de, após a devida aprovação no estágio probatório, poder usufruir da estabilidade no emprego, possibilitando a realização de planos a longo prazo. Enfim, nas sábias palavras do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres de Britto, "ser servidor público é uma honra, uma glória, um êxtase!". 

Fonte: Folha Dirigida

Acompanhe tudo no grupo de estudos e resolução de questões:
https://www.facebook.com/groups/grupo.TRT5.BA/

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (100.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS