Conheça os ESTILOS das principais bancas de concurso público

|

bancas de concurso

Professores e especialistas em concursos públicos são unânimes em afirmar que conhecer as particularidades da banca examinadora conta pontos a favor dos concurseiros. Confira o perfil das 6 grandes bancas examinadoras de concursos públicos: Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV, Vunesp e Esaf.

 


Curta! Curta https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

“O candidato que conhecer o estilo da banca, suas exigências e nível de dificuldade, estará mais preparado para a prova, fugindo de erros e surpresas”, diz Pedro Moura, presidente do Grupo Nova, especializado em material didático para concursos.

Pensando nisso Exame.com foi investigar o perfil das seis principais bancas examinadoras. Confira as características mais marcantes de cada uma delas e as dicas para se dar bem na suas seleções para a carreira pública:

1) Fundação Carlos Chagas (FCC)
Realiza concursos federais, estaduais e também municipais. As questões geralmente são bastante objetivas, e mesmo que sejam extensas, não têm muito mistério, segundo Isis Cordiola Agostin, revisora do grupo Nova.

Candidatos devem ficar atentos com as provas de português e de direito que são bem equilibradas e exigem um grau de análise e conhecimento literal às leis. “Em Direito, a FCC cobra bastante letra da lei em questões que podem apresentar casos”, diz ela.

Geralmente nenhum item do edital é deixado de fora da prova. A apresentação das questões é objetiva. Uma “pegadinha” que pode atrapalhar os concurseiros mais desatentos está nos enunciados das questões de múltipla escolha. “Eles costumam pedir para o candidato assinalar a alternativa incorreta, e acabam pegando muita gente nesse detalhe”, diz Isis.

Dica: Decore leis e treine bastante a escrita de redações. “É interessante o candidato praticar com provas anteriores porque a forma da questão geralmente é a mesma, não muda muito de um concurso para outro”, indica Isis.

2) Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UNB (Cespe)
É, de longe, a mais temida pelos concurseiros. Realiza concursos do Banco do Brasil e é a banca examinadora do concurso de analista e técnico do Banco Central, que está com inscrições abertas.

“As questões são multidisciplinares e complexas”, diz Isis. A prova de português geralmente é bastante longa e cansativa, segundo ela.

O Cespe aposta em questões em que é preciso assinalar certo e errado nos enunciados e isso pede atenção redobrada dos candidatos. Isso porque a banca anula a questão inteira se o concurseiro errar apenas parte da resposta. “Por isso, é melhor evitar chutes porque há risco de diminuir os pontos”, diz a revisora do Grupo Nova.http://bit.ly/1fn5Vnw

Além disso, os concurseiros devem estar afiados em atualidades. “O Cespe cobra muita jurisprudência, ele querem que o candidato esteja sempre muito atualizado”, diz ela.

Dica: Pratique a leitura rápida e concentrada para não perder muito tempo de prova lendo enunciados. “Isso só é possível com muito treino”, lembra Isis. Aposte em simulados com perguntas de alternativas.

Conheça o site de resolução de questões do Gabarito Final. É gratuito para os que se cadastrarem primeiro. Reserve já sua conta FREE: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/08/novidades-vem-ai-o-questao-certa.html

3) Cesgranrio
Costuma realizar os concursos da Petrobras, de bancos, do IBGE e atualmente está fazendo a seleção da Liquigás.

O nível de cobrança é médio e é conhecida como uma banca metódica com provas separadas por matérias. “As questões são parecidas com as da Fundação Carlos Chagas, com a cobrança de texto de lei e enunciados não tão complexos quanto os do Cespe”, diz Isis.

Aposta e gráficos e imagens nas questões de atualidades, raciocínio e de interpretação.
“A prova de inglês é considerada difícil, e o candidato deve ficar atento às questões de interpretação de texto”, diz Isis.

Dica: Pratique com provas de concursos anteriores, a banca costuma cobrar questões antigas.

4) Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Faz concursos de câmaras municipais, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e secretarias. É a banca responsável pela prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
“É uma banca imprevisível, não tem padrão, munda muito de uma prova para outra”, diz Isis. Mas, ela destaca algumas características que são mais frequentes. “Traz texto longos para interpretação de texto e gramática. Na parte de direito tem cobrado casos práticos e, questões multidisciplinares envolvendo também texto de lei”, diz Isis.

Dica: Estude bastante o edital, não deixe nenhum item de fora. “Pode cobrar até nota de rodapé”, diz Isis. Preste atenção às bibliografias exigidas porque elas são cobradas também. Aposte em exercícios variados.

Gabarito_final-200x200-23_08-parceriDESCONTOS NO MELHOR CURSO ONLINE DO BRASIL!

Que tal fazer um curso com a qualidade do CERS - Complexo de Ensino Renato Saraiva e ainda por cima com DESCONTOS negociados pelo Gabarito Final? É isso mesmo que você leu. Informe o curso que você deseja fazer aqui: http://bit.ly/1cublRy

5) Vunesp
Responsável pelos concursos da Polícia Civil paulista, tribunais de justiça, Cetesb, prefeituras paulistas, entre outros. Em setembro, os candidatos do concurso do Detran vão realizar provas elaboradas pela Vunesp.

“A prova de português costuma ser bastante elementar, cobra bastante gramática, mas pode ser que uma ou outra questão seja mais complexa. Em Direito o candidato deve conhecer bem o texto da lei”, diz Isis.http://bit.ly/1fn5Vnw

Segundo ela, os concurseiros devem ficar atentos já que o perfil da Vunesp tende a mudar. “Ainda é uma prova tranquila, mas estão querendo complicar um pouco”, diz.

Dica: Aposte no texto de lei e no estudo de gramática e resolva provas anteriores para perceber melhor o estilo das questões.

6) Esaf
Também costuma deixar os concurseiros de cabelo em pé. Faz concursos da Fazenda e Tesouro Nacional. “É uma banca polêmica que traz temas em que não há consenso entre os doutrinadores. Diante disso, seus concursos acabam tendo volume de recursos o que pode até atrasar o andamento da seleção”, destaca Isis.

As questões são bem elaboradas e complexas, com estudo de casos em direito e cobrança da letra de lei. “Candidato tem que estar bastante preparado, porque o grau de dificuldade é de médio para alto”, diz.

Dica: Como a banca não costuma cobrar todos os itens do edital, fazer provas de concursos anteriores é uma boa maneira de direcionar seus estudos para os conteúdos que aparecem mais frequentemente, de acordo com Isis.

Fonte: Exame - http://abr.ai/12Ri9Cw

---
Conheça nossos Grupos de Questões – (Grátis e sem propagandas):
Administração Financeira - http://migre.me/aX8pG
Administração Geral - http://migre.me/aX8lR
Administração Pública - http://migre.me/aX8gZ
Arquivologia - http://migre.me/aX8kQ – (Profº Mayko Gomes comenta)
Artigo 5º CRFB - http://migre.me/bzEcd
Atualidades - http://migre.me/bzEfc
Conhecimentos Bancários - http://migre.me/aX8qk
Contabilidade Geral - http://migre.me/aX8rp
Direito Administrativo - http://migre.me/aX8d9(Profº Matheus Carvalho)
Direito Ambiental - http://migre.me/aX8ow
Direito Civil - http://migre.me/aX8gy – (Profª Jesica Lourenço comenta)
Direito Comercial - http://migre.me/bf4Cc – (Profª Rachel Bambrilla comenta)
Direito Constitucional - http://migre.me/aX8dP (Profº Cristiano Lopes comenta)
Direito do Consumidor - http://migre.me/aX8qT – (Profª Rachel Bambrilla comenta)
Direito do Trabalho - http://migre.me/aX8g2(Profª Mércia Barboza comenta)
Direito Eleitoral - http://migre.me/aX8pb(Profº João Paulo Oliveira comenta)
Direito Internacional - http://migre.me/bzEo3
Direito Penal - http://migre.me/aX8hW
Direito Previdenciário - http://migre.me/aX8nI
Direito Processual Civil - http://migre.me/aX8iK (Profª Jesica Lourenço comenta)
Direito Processual Penal - http://migre.me/aX8jF
Direito Tributário - http://migre.me/aX8ng – (Profº Marcello Leal comenta)
Economia - http://migre.me/bzLvO
Ética na Adm. Pública - http://migre.me/bzLyb
Informática - http://migre.me/aX8fv (Profº Roberto Andrade comenta)
Inglês - http://migre.me/bzLB4
Lei 8.112/90 - http://migre.me/bzE63
Lei 8.666/93 - http://migre.me/bzE8A
Matemática - http://migre.me/aX8mH – (Profº José Luiz de Morais comenta)
Português - http://migre.me/aX8el – (Profº Osnir Charu comenta)
Raciocínio Lógico - http://migre.me/aX8eS – (Paulo PH Henrique / José Luiz de Morais)
Redação Oficial - http://migre.me/bzLFh

---
QUER DICAS DE PORTUGUÊS?
Curta a página PALAVRA CERTA e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (64.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS