COMO ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSOS

|

como-estudar-sozinho---De-lucca5

Há várias formas de estudar para concursos. Há aqueles que têm a oportunidade de frequentar cursos preparatórios. Outros estudam em grupo. Porém, muitos candidatos, seja por falta de tempo, oportunidade ou dinheiro, preparam-se sozinhos. Para estes, uma importante informação: muitos dos candidatos aprovados prepararam-se sozinhos. Veja estudo realizado.

 


Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos. cdelucca@uol.com.br

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 123.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Segundo estudo realizado pelos Analistas de Finanças e Controle da CGU, Rafael da Silva Assunção e Wallace Sousa Circuncisão, com candidatos aprovados para o cargo de AFC/CGU em 2008 (hoje com remuneração inicial de cerca de R$ 13.000) cerca de 25% dos aprovados declararam que não fizeram cursos preparatórios presencias ou tele aulas ao vivo.

Lógico que um candidato com a oportunidade de frequentar as aulas de um bom curso preparatório e estudar bastante tem uma boa chance de ser aprovado. Mas o que mostra esta pesquisa é que aquele que estudar bastante, de forma eficiente, mesmo que sozinho, também tem chances reais de ser aprovado.

Outro dos muitos dados interessantes desta pesquisa, é que 40% dos aprovados eram casados, 32% estavam namorando e 27% eram solteiros. Estes dados mostram que não precisa ser um eremita para passar em concursos. Ainda bem.

Também constatou que 70% dos aprovados trabalhavam enquanto preparavam-se para o concurso.

A seguir, algumas dicas para os que estudam sozinhos para concursos, isto é, dos que não frequentam cursos preparatórios e não estudam em grupos:

Mantenha o foco. É o mais difícil para quem estuda sozinho. Lembre-se dos motivos que te levaram a escolher a carreira pública. Se achar interessante, fixe cartazes motivadores com palavras como “independência”, “estabilidade” e o valor da remuneração do cargo que escolheu.

Siga o planejamento. Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Seja disciplinado.

Internet somente após os estudos. No momento que estiver estudando, desligue o celular e a internet. O segredo para um bom rendimento é a concentração.Escolha um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções.

Leia entrevistas e depoimentos. Ler matérias, entrevistas de especialistas ou depoimentos com aprovados ajuda a motivar e orientar nos estudos.

Participe de palestras. Há muitos eventos gratuitos promovidos por cursos preparatórios presenciais, telepresenciais ou pela internet. Além de orientações de estudos, também são oferecidas aulas e até cursos gratuitos. Aproveite.

Seja ativo nas redes sociais. Participar de grupos específicos para concursos nas redes sociais como Facebook é uma ótima maneira para ficar motivado e atualizado. Mas cuidado: escolha grupos com os quais realmente se identifique, pois, dependendo do grupo poderá desanimar. Inscreva-se nas redes sociais dos veículos especializados em concursos para receber as notícias em primeira mão. (Não deixe de ler isto: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html )

Escolha com cuidado o material didático. Para quem estuda sozinho, o material de estudos é de fundamental importância. Deve ser atualizado, conter os conteúdos programáticos, ser de boa procedência, didático e direcionado para concursos. Uma boa dica é visitar a seção de concursos nas grandes livrarias ou visitar uma livraria especializada. Folhear o livro antes da compra e ler alguns trechos permite analisar se a forma que o autor escreve nos agrada. Você também pode consultar em fóruns especializados a opinião de outros candidatos sobre estes materiais. A sugestão é escolher um bom livro texto para cada matéria.

Resolva muitas provas anteriores. Para ser aprovado, além do conhecimento da matéria é necessário ter boa velocidade na resolução das questões. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. Encontramos as provas anteriores em sites especializados, nos fóruns e nos sites das empresas organizadoras. Mas cuidado: em matérias com atualizações constantes, como as da área jurídica, resolva somente as provas mais recentes.

Participe de simulados. Muitos cursos preparatórios realizam simulados gratuitos inclusive com a divulgação do ranking das notas. É uma oportunidade real de verificar os seus estudos.

Assim, com planejamento, estudo e aproveitando as oportunidades oferecidas (principalmente pela internet) um aluno disciplinado que estuda sozinho estará em igualdade de condições para ser aprovado no concurso que desejar.

Bons estudos e sucesso na carreira pública.
Fonte: JC Concursos

Quer dicas de português?

Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb


ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 123.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

1 Comentário:

Anônimo disse...

COM MUITAS OPORTUNIDADES DESSA,EU FICO A MERCE DA VIDA.SEM UMA OPORTUNIDADE DE CRESCER NA VIDA PROFISSIONAL.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS