Saiba como FUNDAMENTAR os seus RECURSOS

|

RECURSOS 3Quando está se preparando para um concurso, o candidato deve ficar atento a diversos itens que constam no edital: programa de estudo, prazo de inscrição, data da prova, e um outro item muito importante, e que pode definir sua classificação, o prazo para RECURSOS. Veja dicas de um especialista.

 


Curta: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

Em quase todas as seleções, candidatos contestam questões, por discordarem de sua formulação ou do padrão de resposta elaborado pela banca. O advogado Sergio Camargo, especialista em concursos públicos, aconselha que os candidatos só recorram quando tiverem embasamento, e não para tentar ganhar mais pontos. "Quando tiver a certeza de que a resposta apresentada é correta, seja em qualquer tipo de prova, que ela está de acordo com o entendimento dos escritores, com as doutrinas, recorra.

Mas muitos candidatos têm o costume de recorrer de tudo... Eu, quando concurseiro, nunca fiz isso, e hoje como advogado não aconselho ninguém a fazer. Recorrer de tudo, de qualquer, coisa me parece bagunça. Recorrer apenas porque está precisando de pontos eu não concordo", diz.

Já que o assunto é “recursos”, veja aqui QUATRO RECURSOS PARA O XI EXAME DE ORDEM – 1ª FASE: https://www.facebook.com/CanalExamedaOAB

Segundo Sergio, as organizadoras já recebem os recursos dispostas a negá-los. "Como muitos candidatos entram com recursos contra tudo, o que é deselegante, e desmoraliza o próprio concorrente, as bancas tendem a ter uma postura reticente - muitas vezes existe a recomendação para negar tudo, todos os recursos. Alguns candidatos vêm com uma boa justificativa, e tem a sua nota alterada, mas a maioria recorre por recorrer, e o examinador acaba perdendo um longo tempo naquilo".

O advogado diz que, no geral, poucas questões são efetivamente alteradas. "A maior parte das questões é mantida, e isso ocorre por dois motivos: incompetência dos candidatos em elaborarem um recurso. E a má vontade das bancas", comenta.

Na hora de elaborar um recurso o candidato deve ser direto. É o que explica Sergio Camargo. "O examinador não tem paciência para conversa fiada, e percebe quando o aluno está jogando conversa fora. Tem que estar bem fundamentado. E é preciso que o candidato tenha modéstia, muita, ele não precisa agredir o examinador. Os argumentos devem ser apresentados sem constrangê-lo. Opiniões pessoais devem ser evitadas, deve ser uma abordagem bem técnica, objetiva", declara. Candidatos que costumam se alongar muito podem se prejudicar no pedido. http://bit.ly/14v1Ts0

"A argumentação deve ser curta, tem candidato que adora ficar dando voltas, enchendo linhas, e isso não leva a lugar algum. Quanto maior o texto, mais chance o candidato tem de se enrolar e ter seu recurso ignorado". Sergio Camargo aconselha que se evitem elementos emocionais. "Não importa para o julgador se você estava com algum problema familiar, se estava calor na sala, se se esforçou nos estudos. Repito, o candidato tem que ser técnico e objetivo", diz

Conheça o site de resolução de questões do Gabarito Final. É gratuito para os que se cadastrarem primeiro. Reserve já sua conta FREE: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/08/novidades-vem-ai-o-questao-certa.html

Em alguns concursos de grande porte, candidatos costumam se mobilizar para enviar recursos contra determinadas questões. Mas é preciso cuidado com essa prática, argumenta Sergio. "As bancas desconsideram recurso padrão, negam tudo que é feito em coletivo. Cada candidato deve ter o seu argumento, não pode existir um recurso padrão". Quando uma questão é anulada, o ponto costuma ir para todos os candidatos. Mas, acredite, não é necessário ser assim. "Quando uma questão é anulada ou o ponto vai para todos os candidatos, ou não vai para ninguém. Em regra, vai para todos. Fica a critério da organizadora", diz.

Para o advogado, um dos grandes problemas dos concursos realizados no país é a falta de uma legislação. "Tudo fica a critério da organizadora, não existe lei. O edital é uma norma que, na total ausência da lei, serve como regra. Mas os editais são ruins, fracos, feitos de forma omissa. Juridicamente grande parte dos editais pode ser questionada. O grande problema é o Estado que não regula, não se estrutura normativamente. Já era para existir um estatuto do concurso público no país", afirma.

Apesar da importância de ter um estatuto, Sergio esclarece que algumas coisas não irão mudar. "Fora as questões de Lógica, Matemática, que são sempre o mesmo resultado; de resto tudo fica como está. No Direito, na Língua Portuguesa, é tudo muito subjetivo. Pode existir a lei do concurso e isso não irá mudar, ao menos no que diz respeito aos recursos, pois são disciplinas muito subjetivas. Mas, teremos regras mais justas, vai estabelecer regras para as bancas", comenta. http://bit.ly/14v1Ts0

Em alguns editais não consta o item para que os candidatos entrem com recurso, o que é inaceitável para Sérgio Camargo. "Em todos os editais devem constar os prazos e procedimentos para recursos. A banca não pode evitar ou omitir isso. Todo cidadão tem direito à ampla defesa, tem que caber o recurso. Se isso não estiver previsto no edital, o candidato deve e pode entrar na justiça".

Para Sergio, as bancas não deveriam taxar os recursos. Neste ponto, novamente a falta de uma lei permite cobranças, por vezes, abusivas. "Não tem o estatuto, o projeto se arrasta em Brasília, portanto, elas podem cobrar. Que seja um valor simbólico, nem assim vale. O custo do serviço de eventuais recursos já deveria estar embutido na taxa de inscrição", diz.

O advogado deixa um recado para os candidatos. "Se preparem, tenham calma durante a realização da prova, e se forem recorrer, busquem desenvolver uma argumentação técnica, embasada, e da forma mais razoável com o examinador. Não tente provar que ele está errado, e sim que a sua resposta também pode estar correta", finaliza.
Fonte: Folha Dirigida

Gabarito_final-200x200-23_08-parceria-v1[16]DESCONTOS NO MELHOR CURSO ONLINE DO BRASIL!

Que tal fazer um curso com a qualidade do CERS - Complexo de Ensino Renato Saraiva e ainda por cima com DESCONTOS negociados pelo Gabarito Final? É isso mesmo que você leu. Informe o curso que você deseja fazer aqui: http://bit.ly/1cublRy

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS