Edital do SENADO sai amanhã - prova em 11/03/12

|

concursos - edital concurso SENADO 2011Será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23/12/11) edital de concurso público para o SENADO FEDERAL. As provas estão marcadas para o dia 11 de março de 2012 e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a organizadora do certame. A previsão inicial é de preenchimento de 246 vagas. (saíram os editais)

 

INSTITUCIONAL
22/12/2011 - 19h13

Edital do concurso do Senado será publicado nesta sexta. Provas serão em 11 de março

Matéria atualizada às 19h47


Será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23) edital de concurso público para o Senado Federal. As provas estão marcadas para o dia 11 de março e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a organizadora do certame. A previsão é de preenchimento de 246 vagas inicialmente, sendo 104 para o cargo de técnico legislativo (nível médio), 133 para analista legislativo (nível superior) e nove para consultor legislativo (nível superior).

O Senado decidiu pela contratação direta da FGV, que não cobrará pelos serviços prestados, arrecadando apenas as taxas de inscrição. A fundação tem experiência na realização de processos seletivos nacionais, tendo feito com sucesso o último concurso do Senado em 2008, e foi responsável pelos estudos técnicos para realização da reforma administrativa da Casa, conhecendo de perto seu funcionamento.

O novo concurso suprirá a necessidade de reposição de servidores diante do grande número de aposentadorias desde o último concurso. Nos últimos dois anos, 531 servidores se aposentaram, sendo 360 só este ano.

O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a exclusivo critério da administração do Senado Federal. A reserva de vagas às pessoas com deficiência foi garantida na forma da lei, assim como a isenção do recolhimento da taxa de inscrição aos candidatos hipossuficientes.

Provas

As provas da primeira etapa do concurso serão realizadas no dia 11 de março de 2012, nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, de forma a garantir amplo acesso dos interessados e uma seleção abrangente. As provas para os cargos de consultor legislativo e técnico legislativo ocorrerão em turno oposto às avaliações para o cargo de analista legislativo, permitindo aos candidatos a possibilidade de concorrer a mais de um cargo.

Serão aplicadas provas discursivas para todos os cargos, além de prova de títulos para o cargo de consultor legislativo. Aos candidatos para o cargo de técnico legislativo, especialidade policial legislativo federal, será exigida, ainda, aptidão física e psicológica, assim como investigação social e documental e aprovação em curso de formação específico.

O presidente da Comissão do Concurso Público do Senado, Davi Anjos Paiva, disse que os conteúdos programáticos do certame foram criteriosamente selecionados pela FGV. O objetivo é garantir o acesso aos quadros do Senado dos candidatos mais bem preparados, "capazes de prestar à sociedade um serviço público de elevada qualidade".

Concorrência

A expectativa é de que cerca de 80 mil interessados se inscrevam no concurso do Senado. Quase o dobro dos candidatos da última seleção, que ocorreu em 2008, e contou com 42.970 inscritos. À época, os dois cargos mais procurados foram policial legislativo federal, que teve a concorrência de 1.196,5 candidatos por vaga, e de técnico legislativo/administração, com 1.043,7 candidatos por vaga.

O exame objetivo foi composto por 70 questões para os cargos de nível médio e 80 para os de nível superior. A prova discursiva consistiu de uma questão para nível médio e duas para nível superior. Foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, e Língua Inglesa, Língua Espanhola e Informática, para áreas específicas. A previsão inicial era de se preencher 150 vagas, mas 511 aprovados foram chamados.

Ao anunciar o lançamento do edital, o presidente do Senado, José Sarney, explicou que além dos 531 servidores que se aposentaram nos últimos dois anos, outros 690 devem fazer mesmo até 2015, totalizando 1.221 aposentadorias entre 2010 e 2015.

- Isso significa que nós não vamos ter o pessoal necessário ao grande volume de serviços que, cada vez mais, nós temos, principalmente neste momento em que estamos ampliando a interatividade do povo brasileiro com o Poder Legislativo. E vai ser uma oportunidade muito boa para os jovens que desejam entrar no mercado de serviços e, ao mesmo tempo, para aqueles que já estão trabalhando, mas desejam melhorar - afirmou o presidente, destacando que o concurso ocorrerá em todas as capitais do Brasil e desejando sorte aos candidatos.

Paola Lima / Agência Senado


Senado faz concurso para repor vagas de aposentadorias

    O presidente José Sarney anunciou nesta quinta-feira, 21, que o Senado fará concurso em 2012 para dar suporte ao ritmo crescente da atividade legislativa e preencher vagas abertas com aposentadorias. Serão oferecidas 246 vagas. O concurso é nacional e as provas estão marcadas para 11 de março.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS