Informática fácil - Profº Roberto Andrade - 20/12/11

|

Disco Virtual

Disco Virtual – Você já tem o seu?

Olá, pessoal! Encerramos o nosso último bate papo questionando sobre o que fazer para não levar conosco os dados num pendrive. E aí, lembrou?

A resposta é: Discos virtuais!

 

 

Dando continuidade a nossa série de artigos sobre novas tecnologias aqui no Gabarito Final, vamos falar um pouco sobre isso!

No meu dia a dia, antes de falar sobre um novo tema aos alunos, costumo me pautar pelas três perguntinhas básicas: O que? Pra que? e Como?

O que?

Um disco virtual é um serviço da internet que nos permite armazenar, acessar e manipular nossos dados (fotos, documentos, planilhas, músicas, etc.) por meio de uma interface Web (um site!) ou programa que dispõe de ferramentas ou um painel de gerenciamento para que possamos fazer o upload (envio) dos arquivos.

O armazenamento é feito após a criação da sua conta num determinado serviço em que você tem um limite para uploads de arquivos em um servidor, e com isso o usuário instala o programa desse disco no computador e pode ser usado como uma unidade de armazenamento, como se fosse o seu HD. Só que este armazenamento virtual é feito num servidor e não localmente na sua máquina. Alguns destes sites oferecem um espaço limitado para uso gratuito e se você quiser mais espaço, pode contratar um plano de armazenamento pago.

Pra que?

Existem algumas vantagens que levam cada vez mais pessoas a migrarem seus arquivos para a “nuvem”:

SEGURANÇA: Espaço para armazenar seus arquivos de forma segura. Compartilhe e proteja com senha e criptografia;

MULTIUSO: Guarde textos, fotos, músicas, vídeos e vários outros tipos de arquivos;

COMODIDADE: Acesso aos seus arquivos por meio de qualquer dispositivo (Computador, tablet, celular) a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo;

FACILIDADE: Compartilhe pastas com seus amigos de modo que casa um só tenha acesso com a senha.

Como?

Dois dos melhores serviços de armazenamento de arquivos para você experimentar:

Dropbox

clip_image002

Serviço de sincronização de arquivos que disponibiliza 2GB de armazenamento gratuito, mas se você convidar pessoas para entrar ganha mais espaço, Até pouco tempo atrás, eu diria que até ontem, cada novo usuário valia 250 MB para quem indicasse, e o indicado não ganhava nada além dos 2GB. Porém as coisas mudaram, e para muito melhor: Para cada indicado seu que se cadastre e instale o Dropbox, você ganhará 500 MB de espaço adicional e seu amigo também ganha mais 250 MB.

Você instala em seu computador e ele cria uma pasta com o ícone de Dropbox. Nela estão instruções de uso em inglês e mais três pastas. Tudo o que você precisa saber é copiar seus arquivos do seu computador e se quiser compartilhar arquivos, de preferencia deixar na pasta Public. Acesse em: http://dropbox.com/

SkyDrive

clip_image004Não podemos esquecer o serviço da Microsoft de armazenamento, o Windows Live SkyDrive. Nesse você possui 25GB de espaço grátis. Como eles mesmos dizem, é um serviço de “pendrive virtual”. Este serviço é instalado com o pacote do Windows Live Essentials. Ideal para quem possui conta de e-mail no Hotmail.

Saiba mais em: http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/5

Espero que tenham gostado destas dicas e ferramentas em que podemos guardar material de estudo, por exemplo, e compartilhar com outros colegas! Muitos grupos de estudo se organizam assim!

Tem até um serviço destes que te lembra de pagar as contas. É isso mesmo! Tipo um gerenciador financeiro online! Dá uma conferida: http://www.yupee.com.br/

Eu guardo todas as minhas aulas, apostilas e slides em um disco virtual para quando preciso dar aula em outros estados, tenho sempre o conteúdo das aulas atualizadas ao “alcance da Web” mesmo que o meu notebook falhe! Só não posso é ficar sem conexão com a Internet, daí só um bom e velho pendrive pra resolver!

E por falar em Internet, no próximo artigo vamos comentar algumas questões de modo bem abrangente e “pegadinhas” sobre este tema tão cobrado nas provas!

Até lá!

Sucesso nos estudos e um forte abraço!

Prof. Roberto Andrade

Para baixar esse artigo clique AQUI.

h2_thumb30_thumb

Prof Roberto Andrade - informáticaRoberto Andrade é graduado em Sistemas de Informação, com atuação nas áreas de Mídias Digitais, Desenvolvimento Web, Software Livre, Segurança da Informação, Educação à Distância (EAD) e Comércio Eletrônico. Trabalhou em instituições governamentais como DETRAN/RJ, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no 1° JECRIM de Niterói e na FCRB (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Colunista convidado da Rádio MEC/EBC. Leciona para concursos públicos há 10 anos, em cursos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Autor do site www.robertoandrade.com.br, que oferece material didático aos seus visitantes.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS