Exame da OAB 2011.2 - 2ª fase - Duas falhas

|

exame oab 2011.2 - prova prático-profissional - candidatosA maioria dos candidatos se sentiu prejudicada por causa de dois erros verificados nas provas de Direito Penal e Constitucional do Exame da OAB, realizado neste domingo (4/12), em Alagoas. As falhas foram constatadas nos enunciados da peça de Penal e no item "b" do terceiro quesito da prova de Constitucional.

A prova prática do exame da OAB teve cinco horas de duração e foi composta por quatro questões discursivas e uma peça profissional, para ser desenvolvida pelo candidato com base no tema escolhido por ele, no ato da inscrição. O exame vale 10 pontos, mas a média 6 aprova o candidato.

De acordo com um dos membros da comissão de Exame da OAB/AL, Marcelo Monteiro, houve uma inversão de tipificação legal nas perguntas. Por conta disso, o Conselho Gestor, em Brasília, decidiu conceder mais 30 minutos para todos os candidatos, respeitando o direito de isonomia. “Infelizmente ocorreu essa errata. O Conselho ofereceu uma solução aos candidatos, mas aqueles que se sentirem lesados poderão recorrer, buscando os seus direitos” - disse.

exame oab 2011.2 - prova prático-profissional - Direito Penal com problemas

Caderno de Penal continha erro em enunciados

É o que deverá fazer, por exemplo, o candidato Luciano Santa Maria. Ele fez a prova de Penal e relatou que se sentiu prejudicado com a situação. “Trinta minutos após o início da prova, os fiscais entraram na sala e avisaram que o enunciado da peça iria mudar. Quinze minutos depois, outra informação de mudança. Ora, o candidato, já está sob pressão e ansioso, acaba se desestabilizando, podendo incorrer em erros que lhe custem a aprovação. Por isso, se achar que fui prejudicado, vou entrar com recurso” - afirmou.

O Exame da Ordem, realizado em Maceió, teve apenas três faltosos. Participaram do certame 555 candidatos. Para a candidata Riane Bispo, as provas foram boas. A mesma opinião teve a estudante Vanessa Araújo, do 10º período de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Ela, que fez para a área administrativa, esperava a prova mais difícil. “Foi uma experiência bacana. Deu para fazer com tranquilidade” - declarou.

Estudantes encerraram as provas no início da noite

As candidatas Luciana Pontual e Thaciana de Fátima, ambas bacharéis em Direito, acharam que as provas tiveram um grau médio de dificuldade. “A peça processual foi tradicional, mas as provas subjetivas se mostraram mais complicadas; no entanto, estamos confiantes no sucesso”, disse a primeira.

Escolhendo provas das áreas trabalhistas, os candidatos Samuel de Melo e Jéssica Dantas mostraram a mesma opinião a respeito do nível do certame. “Foram provas que precisavam de bastante atenção dos candidatos, pois, como se trata de questões subjetivas, o embasamento deve ser o melhor possível para convencer a banca, mas, no geral, o Exame da Ordem foi bom e, agora, vamos esperar o resultado”, afirmaram.

O resultado da prova será divulgado no dia 26 deste mês, no site da FGV e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil . Os candidatos podem obter outras informações pelo telefone 0800 283 4628.

Fonte: Gazeta Web

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

5 opiniões :

Anônimo disse...

Na cidade de Mogi das Cruzes somente avisaram os examinandos da errata após às 16h30m.

Anônimo disse...

O interessante é que esta prova deve ter sido objeto de revisão por várias pessoas antes de ter sido impressa, e ainda assim cometem um erro crasso desses. Em contrapartida de um aluno que está saindo da faculdade exigem muito além da aptidão mínima para quem pretende iniciar o exerc´cio da profissão.Sou a favor do exame sim, porém, entendo que deveria ser uma prova mais próxima da realidade acadêmica, pois para quem já atua nesta área deveria saber perfeitamente que na prática o profissional esta munido de doutrinas, tempo hábil p elaborar a peça, bem como a internet que te possibilita acompanhar o entendimento dos Tj"s, STJ e STF, para poder confeccionar suas peças.

Carlos disse...

Em santarém onde fiz a prova o comunicado saiu 2 horas após o início da prova, contudo, a errata só dizia respeito ao parágrafo 2º e nada se comentou sobre o inciso IV. Só fiquei sabendo que o inciso estava errado quando li um momentário em outro blog.
Com relação ao tempo concedido, mais uma vez a OAB se equivocou em conceder 30 minutos a todos os alunos, uma vez que quem não teve problema na prova ganhou 30 min a mais, já quem teve problema o tempo não foi suficiente para reparar o erro, pois 2 horas de raciocínio foi embora com pouco aproveitamento.
Espero, sinceramente, uma maior responsabilidade por parte da OAB, quando da elaboração da prova.

maria amgela disse...

gostaria de saber se preciso recorrer agora da falha na prova de penaol ou tenho que esperar sair o resultado no dia 26/12?

Anônimo disse...

simulado de recurso para prova de direito administrativo prenchido

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS