10 dicas para concurseiros de primeira viagem

|

10 DICAS CONCURSEIRO PRIMEIRA VIAGEMQuem está debutando nos estudos para concursos, muitas vezes, não sabe nem por onde começar a preparação, o que aumenta as chances de apostar em táticas inadequadas de estudo. Confira as 10 dicas para encurtar o caminho até o êxito elaboradas por especialistas para os concurseiros de primeira viagem.

 

Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

São Paulo – Estabilidade profissional, salários vantajosos e flexibilidade na carga horária de trabalho são os principais chamarizes da carreira pública. Ano a ano, mais profissionais decidem voltar aos livros e apostilas para se preparar para conquistar uma aprovação em concurso público.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 116.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o crescimento deste mercado é da ordem de 40% ao ano. Isso significa que cada vez mais há novatos entre os concurseiros.

E, quem está debutando nos estudos para concursos, muitas vezes, não sabe nem por onde começar a preparação, o que aumenta as chances de apostar em táticas inadequadas de estudo.

“Ao longo dos mais de 10 anos preparando os alunos para os diversos concursos públicos em nosso país, venho percebendo posturas acertadas e outras nem tanto na conduta de quem resolve voltar os seus estudos para a preparação para as seleções públicas”, diz Alessandro Sanchez, professor da rede LFG.

Confira as 10 dicas para encurtar o caminho até o êxito elaboradas pelo especialista para os concurseiros de primeira viagem:

1 - Escolha da carreira

Primeiro passo é escolher a carreira. Tenha em mente também o cargo que você deseja. De acordo com Sanchez o ideal é fugir de escolhas genéricas. “É mais do que escolher por carreiras policiais ou trabalhistas, por exemplo, mas apontar o cargo específico”, diz Sanchez. http://bit.ly/1fQLxNU

Ou seja, além escolher estudar para os editais do TRT, escolha, por exemplo, prestar os concursos para analista. Segundo o professor da LFG, a escolha pode ser genérica dentro de limites claros. “Se por um acaso esse candidato der uma fugidinha para outro edital que seja o de técnico do TRT, mas jamais o de investigador de polícia porque o foco é determinante em concursos”, explica.

2 - Tenha o hábito de manter-se bem informado

Várias carreiras públicas exigem que o candidato esteja a par dos acontecimentos atuais. Verifique em editais anteriores do concurso do qual vai participar se atualidades é uma disciplina cobrada.

“É interessante focar nos acontecimentos do ano anterior e do vigente e passar a visitar dois portais de notícias todos os dias”, diz Sanchez. Encontrou uma notícia nacional ou internacional importante e que está reverberando no momento? Faça um fichamento. Guias de atualidades também são bastante úteis para os concurseiros.

Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

3 - Faça um cronograma de estudos

Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos. Para isso, confira o número de disciplinas cobradas no último edital.

“Minha sugestão é que o candidato escolha duas disciplinas de estudo por dia, separando 2 horas na parte da manhã e duas horas na parte da noite, fora o período de aulas”, indica Sanchez.

Comece o estudo sempre pela matéria com a qual tem menos afinidade e só depois passe para a disciplina de que mais gosta. “No momento de maior cansaço, essa atitude trará motivação e jogará em seu favor”, explica.

4 - Fuja de expectativas negativas sobre as disciplinas

Evite pensamentos do tipo: “odeio tal disciplina, não consigo entender” ou “nunca vou conseguir estudar aquela matéria”. “Isso é péssimo e não existe matéria que uma pessoa não possa aprender”, lembra Sanchez.

Em vez disso pense que o estudo destas disciplinas trará grande benção de conquistar a aprovação. “Programe o seu cérebro de modo positivo, pois isso sem dúvidas trará incomensuráveis benefícios”, diz Sanchez.

5 - Estabeleça mecanismos de controle de ansiedade

Esforço para controlar a ansiedade é diário e, segundo Sanchez, falhar nesta tarefa é um dos principais motivos que levam concurseiros à desistência. Aposte no diálogo com familiares, pois muitas vezes há uma carga de pressão pesada em casa.

“Estude com constância até a abertura do edital, separando momentos de lazer, recreação e seguindo uma vida em que as provações não sejam exacerbadas”, diz Sanchez. Combinar estudo com uma vida social e familiar equilibradas vai ajudar o concurseiro a manter-se motivado.

O imediatismo é principal vilão nesse caso. O caminho até a aprovação pede persistência e constância. Ficar pulando de edital em edital, preparando-se nos meses finais até a prova não ajuda em nada.

6 - Não se disperse navegando na internet

“Esse é mais um capítulo do tão necessário foco”, diz Sanchez. Na rede, o concurseiro encontra boas informações em chats, blogs, sites e mídias sociais, mas pode perder muito tempo de pesquisa.

“Tem muita coisa boa, mas há o risco de ficar passeando em fóruns, lendo elucubrações acerca do edital, encontra fases desanimadoras. Meu conselho é: menos pesquisa e mais estudo”, diz o professor.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 116.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

7 - Resolva provas anteriores

Elas vão dar ao concurseiro o peso de cada disciplina na seleção, além de deixa-lo familiarizado com estilo da banca responsável pela seleção. “As provas anteriores são importante para um mapeamento de quais são as matérias mais importantes a se estudar, pois são essas que devem ficar em primeiro plano”, diz Sanchez.

Mas, o concurseiro também deve estar preparado para possíveis mudanças entre um edital e outro. “Existem diferenças sobre a complexidade da prova e uma diminuição na pontuação entre um edital e outro não deve ser suficiente para atrapalhar os seus objetivos”, diz Sanchez.

8 - Aulas

Frequentar cursos específicos para concurseiros é, de acordo com Sanchez, um bom corta caminho já que os professores dão o caminho das pedras aos candidatos. Por isso tire o melhor que a aula pode oferecer.http://bit.ly/1fQLxNU

“Sempre é válido fazer anotações acerca não somente do conteúdo, mas das dicas dos professores no que concerne a estrutura da prova, edital, banca e, logicamente, da modulação de importância das diversas matérias a se estudar”, diz Sanchez.

9 - Tenha critério na escolha do material de estudos

Não saia comprando livros e mais livros. “Valerá a pena fazer a aquisição do livro se ele puder se encaixar na sua agenda e cronograma semanal de estudos”, diz o professor.

Um monte de livros empilhados vão aumentar o curso da preparação sem ajudar muito na preparação, de acordo com Sanchez. Aposte em material apostilado e nas indicações dos professores. Na internet existe vasto conteúdo preparatório disponível gratuitamente.

10 - Coragem e disciplina

“Prefiro a palavra coragem, pois os disciplinados são aqueles que mantiverem a coragem de estudar não para passar, mas até passar, por longa data se for necessário”, diz Sanchez.

Não importa o tempo que levará até a sonhada aprovação, o concurseiro deve seguir estudando aconteça o que acontecer. Para os momentos em que a coragem faltar, o professor dá um conselho: “feche os olhos e reflita para ouvir uma voz interna dizer: tente mais um pouco”.

Fonte: Exame

Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 116.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS