Candidato de pele branca é aprovado por COTAS RACIAIS na 1ª fase do Itamaraty

|

candidato branco passa nas cotas raciais 3

A questão racial está gerando atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E desta vez a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Segundo pessoas que prestaram o concurso deste ano, Mathias é branco de olhos verdes.

 


Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

(Essa notícia foi publicada no GF no mês passado, mas o tema é super atual)

Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira (10), está o de Mathias de Souza Lima Abramovic. Segundo pessoas que prestaram o concurso deste ano, Mathias é branco de olhos verdes.

Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido apenas para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras duas para deficientes, totalizando 112 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 111.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Morador do Rio, Mathias ficou com nota final 47.50, quase dois pontos a menos que o último candidato aprovado na livre concorrência. Em seu perfil no Facebook, há uma foto onde ele aparece com uma camisa com os dizeres “100% negro”. Na legenda da imagem, o candidato complementa: “com muito orgulho – feliz happy”. Ele já desativou sua conta na rede social.

Cássio Vinícius Coutinho Silva é negro e colega de estudos de Mathias em um cursinho preparatório no Rio. Segundo Cássio, o companheiro de aulas faltou com a ética no caso, apesar de a leitura literal do texto do edital do concurso dar margem para que ele se declare afrodescendente. Cássio também concorreu pelas cotas, mas ficou foram dos 100 aprovados. Para ele, a banca do processo seletivo deve aprimorar o conceito de afrodescendente e aplicar uma verificação do postulante:

- Somos discriminados pelo que aparentamos ser na rua, e não pelo que somos. Qualquer pode se sentir como um negro, mas no final é a cor da pele que conta. Ele não era alvo do programa, que é para vítimas de preconceito. Se esse incidente for ignorado, pode abrir precedentes para os outros anos - afirmou.http://bit.ly/183g1uf

Mathias é médico com CRM ativo. Em 2011, ele também chegou a ser aprovado na primeira fase do concurso, mas à época ainda não havia o benefício das cotas previsto no edital. Segundo Cássio Vinícius, Mathias comentava com colegas que se sentia de fato negro, apesar de uma carteira o identificar como pardo.

A redação tem derrubado muitos candidatos na reta final. Conheça o CLUBE da REDAÇÃO e concorra a correções de redação grátis  feitas por especialistas: http://bit.ly/19uFGMF

O GLOBO entrou em contato com Mathias, mas ele preferiu não dar entrevistas, alegando que ele deveria se concentrar nos estudos neste momento. A reportagem também acionou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), responsável por organizar o processo seletivo para o Instituto Rio Branco, mas ainda não obteve resposta.

De acordo com um dos candidatos que também estudou com Mathias e preferiu não se identificar para não sofrer eventuais retaliações no concurso, o caso só enfraquece políticas afirmativas que o Itamaraty tenta empregar na última década. Ele lembrou ainda que, como a afrodescendência é autodeclaratória no processo seletivo, o benefício pode ser utilizado por candidatos de má-fé:

- Esse tipo de postura não apenas causa prejuízos à admissão de candidatos efetivamente afrodescendentes, como, também, pode deslegitimar uma política pública séria e efetiva - afirmou o candidato.

Negros na diplomacia

A questão racial é delicada no Itamaraty. Em julho deste ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ao GLOBO que a instituição é uma das mais discriminatórias do país. O próprio Barbosa prestou o concurso, mas foi reprovado nos exames orais, que segundo ele, davam margem para critérios subjetivos de avaliação e serviam para "eliminar os indesejados".

Este é o segundo processo seletivo do Instituto Rio Branco em que a política de cotas é utilizada. Além delas, o MRE concede bolsas de estudo no valor R$ 25.000,00 para que candidatos afrodescendentes possam prestar o concurso. Diferentemente da política de cotas, nesse caso o ministério faz entrevistas orais prévias com os candidatos à bolsa, onde pode ser verificado se o postulante de fato se enquadra nos critérios da afrodescendência. Lançado em 2002, o programa já concedeu 526 bolsas para 319 pessoas. Desses, 19 foram aprovados.

Fonte: O Globo - http://glo.bo/1fZaMeX

---

Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que está perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 111.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

2 opiniões :

Unknown disse...

O povo brasileiro é MESTIÇO, aqui todo mundo é misturado com várias etnias. É uma VERGONHA essas cotas, governo nojento.

Anônimo disse...

boa reportagem, porém tirem minha dúvida como é feita a classificação de quem é afrodescendente, ou seja, como definir se a pessoa é ? pela cor da pele? cor dos olhos? se for então, quem é neto ou bisneto de negros e tem olhos claros ou pele clara não é mais afrodescendente? o ônus da prova é de quem contesta não é??? então provem que ele não é afrodescendente....ou melhor quem no Brasil não é???

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS