Dilma assina proposta de cotas raciais - 20% das vagas em concursos públicos serão para negros

|

COTA PARA NEGROSA presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (5), durante a abertura III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), uma mensagem ao Congresso Nacional enviando projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos de órgãos do governo federal para os negros.

 

Tudo sobre concursos públicos: 
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

A medida vinha sendo estudada pelo governo desde o ano passado e passará agora pela análise de deputados e senadores. O assunto estava na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), aguardando pareceres tanto da Advocacia-Geral da União, quanto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a presidente Dilma bater o martelo. A ideia era ter segurança para evitar questionamentos jurídicos posteriores.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 105.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Em discurso, Dilma informou que o projeto vai tramitar em regime de urgência constitucional, o que dá à Câmara e ao Senado 45 dias, cada um, para analisar o projeto, sob risco de trancar a pauta de votações.

A presidente disse ainda que o projeto será exemplo do que pode ser seguido também pelos poderes Legislativo e Judiciário e por estados e municípios, além de entidades privadas.

"Nós queremos com essa medida iniciar a mudança na composição racial dos servidores da administração pública federal, tornando-a representativa da composição da população brasileira. Esperamos também incentivar, como eu disse, medidas similares a essa, e esse é um importante efeito que se inicia hoje", afirmou a presidente a uma plateia formada de integrantes de movimentos sociais.http://bit.ly/1bX1dML

Antes de ser feito o anúncio, a representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Igualdade Racial, Maria Julia Nogueira, cobrou do governo agilidade na implementação de cotas para o funcionalismo público, destacando que seria de especial importância em prefeituras e governos estaduais. "Essa é uma importante sinalização positiva por parte do governo federal, que nós esperamos e desejamos", disse Nogueira.

Outra medida anunciada pela presidente é o envio, até 2014, de médicos para todas as comunidades quilombolas do país, contratados pelo governo federal dentro do programa Mais Médicos, que inclui profissionais formados fora do país.

Ela também assinou o ato que cria o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que segundo Dilma "formaliza uma das medidas mais importantes do Estatuto da Igualdade Racial". "Vai permitir o compartilhamento de responsabilidades entre governo federal, os estados e municípios", explicou.

Antes de ir para o evento, a presidente tuitou sobre a conferência. "A Conferência é sobre o q foi feito e  o muito q ainda deve ser feito p/ construir um Brasil  de oportunidades p/ todos. #IgualdadeRacial", escreveu em sua conta no microblog.

Parcerias

O evento este ano também comemora os 10 anos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. A pasta foi criada em 2003, no primeiro ano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No evento, foi lançado o selo comemorativo, personalizado, da II Conferência.  Ele é resultado de uma parceria entre a Seppir e a Empresa de Correios e Telégrafos, dentro da campanha “Igualdade Racial é pra valer”. Além disso, foi assinado um protocolo de intenções com a Sebrae, para estimular o empreendedorismo negro.

Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 105.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

A ministra Luiza Bairros assinou ainda, com o ministro da Pequena Empresa, Guilherme Afif, convênio para estimular o artesanato quilombola. Fonte: G1 - http://glo.bo/1baqukX

---
Quer DICAS de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb

h2_thumb31_thumb_thumb2_thumb6ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 105.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss botao_orkut34

4 opiniões :

Unknown disse...

Eu, Homem branco, Pobre, me matando de estudar aqui, ainda tenho que ouvir mais essa!!!! só queira saber neste governo racista de merda o que faz o negro ser melhor do que eu? estou sofrendo um grande preconceito e sendo discriminado por ser branco.

ROBERTO NUNES disse...

ai ai,,,,eu queria FALAR e ESCREVER tanta coisa aqui, mas, seria considerado CRIME, então, vou ficar CALADO, indignado, PUTO da vida.....fazer o que né, é BRAZIL, temos o governo que merecemos! Cotas pra Deficientes até que aceito muito de boa! MAS, questão de cor em concursos,,,realmente..rs....bem, eles - negros - são mesmo injustiçados, é tanta INJUSTIÇA que na época do carnaval 80% dos blocos são constituídos por AFRODESCENDENTES,,,,estudar.... QUE.... É.... BOM ninguém quer, mas, dar um jeitinho pra ENTRAR pela PORTA mais fácil em cargo publico é coisa do verdadeiro BRAZILEIRO! VERGONHA BRASIL!

Anônimo disse...

vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O oportunismo politiqueiro e eleitoreiro nessa medida é uma vergonha para quem se diz promotor do benefício e para o covarde que se dirá beneficiado....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS