Ponto pra você! - por Marta Rolim - 28/09/11

|

marta rolim - texto 4 - questão de saúde

Uma Questão de Saúde

Ao se preparar para concursos, o candidato se preocupa muito em estudar todas as matérias, mas deixa de lado os cuidados com sua saúde. Não é o que muitas vezes observamos acontecer?

Ocorre que uma das etapas importantes de um certame é a fase de exames médicos. Justamente nessa fase tão próxima da nomeação, você corre o risco de ser considerado inapto para o exercício do cargo, se não se cuidar.

Os exames costumam abranger quatro áreas principais da saúde: exame clínico e laboratorial; exame odontológico; exame oftálmico e exame psicológico e/ou psiquiátrico. O ponto de interesse dos peritos examinadores é a sua aptidão para o exercício do cargo público e a existência de algum impedimento pertinente. Também pode ser que o exame seja feito apenas para verificar a saúde do futuro servidor, não necessariamente implicando em risco de desclassificação no concurso. Assim, por exemplo, um candidato com cáries dentárias pode ser orientado a procurar um dentista para sanar o problema, porém, não corre risco de ser considerado inapto devido à existência de cáries. Por outro lado, num outro concurso, essa mesma avaliação da saúde bucal, em função das atribuições do cargo, pode ser vista de forma diferente. Muitas vezes o edital não deixa claro quais exames serão feitos e nem o grau de relevância dos resultados. Sobre a avaliação psiquiátrica e/ou psicológica, falaremos num futuro artigo.

Se você tiver alguma deficiência física ou for portador de necessidades especiais, a existência da deficiência ou da necessidade será confirmada pelo departamento médico e a compatibilidade com o exercício do cargo pretendido será, igualmente, verificada.

Dada a importância decisiva dessa fase num concurso, é óbvio que não seria sábio descuidar de sua saúde durante anos e após a aprovação, dentro do número de vagas, vir a se preocupar com ela. Cuide-se desde já. Inclua a saúde na sua preparação para concursosessa é a melhor atitude e aquela que, efetivamente, trará benefícios para você, inclusive contribuindo para o melhor aproveitamento de seus estudos.

O concurseiro tem muito com o que se preocupar, então é compreensível que adie os cuidados com a saúde, mas talvez lamente depois. Caso não possa pagar tratamento dentário, consultas médicas, remédios e outros tratamentos, eventualmente necessários, não hesite em pesquisar onde serviços gratuitos. Universidades, ONGs, instituições de caridade, Postos de Saúde, hospitais, entre outras entidades, podem lhe prestar auxílio. Procure também por programas do governo federal, como o Farmácia Popular, que fornece gratuitamente medicamentos. Uma forma de fazer exames laboratoriais gratuitos é ao doar sangue. Os exames são obrigatórios e o doador recebe esse serviço sem pagar nada, ao passo que está ajudando outros.

clip_image002[6]Não podemos esquecer que para obter ou manter boa saúde é preciso praticar alguma modalidade de exercício físico. Sugiro que leia um texto que escreviO segredo do 1 minuto, pois explica uma forma fácil de começar a fazer exercícios. Naturalmente, faça os exercícios conforme orientação de seu médico. Outra atitude fundamental é se alimentar adequadamente. Recente pesquisa do IBGE nos informa que a parcela mais pobre da população brasileira tem uma dieta restrita, mas com melhor qualidade nutricional. Quem tem mais renda, ao contrário, consome mais frituras, alimentos industrializados e refrigerantes. Consumir feijão e arrozum prato popularé infinitamente melhor do que consumir habitualmente hambúrguer com batata frita. Busque ajuda de uma nutricionista se tiver dificuldade em organizar um plano alimentar.

Se o cargo que você almeja exige aptidão física diferenciada, como os cargos da Polícia Federal, mais um motivo para praticar exercícios físicos regularmente e aprimorar a qualidade da alimentação.

Todos esses cuidados, abaixo resumidos, estarão consolidando seu bem-estar e sua boa disposição para os estudos. Estarão tornando a sua jornada até a nomeação mais tranquila, mesmo que no início implique pesquisar serviços e mudar hábitos.

ok_thumb11Check-up médico

ok_thumb11Avaliação odontológica

ok_thumb11Avaliação do oftalmologista

ok_thumb11Exercícios conforme orientação médica

ok_thumb11Alimentação saudável, adequada.

Caso algum problema seja constatado, você terá tempo para fazer o tratamento necessário, além de estar cuidando de si mesmo antes que o problema agrave.

Estes são os exames comumente pedidos em concursos, mas essa lista pode variar conforme as especificidades do cargo e a instituição:

  • Hemograma completo
  • Glicose
  • Creatinina
  •  TGP (função hepática)
  • Gama GT (função hepática)
  • Exame qualitativo de urina (EQU)
  • Tipagem sanguínea - Fator RH

Procure não se preocupar demais, apenas busque fazer o necessário para estar bem. Assim, quando for aprovado e chamado para os exames admissionais, estará pronto.

Espero que esse artigo possa auxiliá-lo a cuidar cada vez melhor de si mesmo. Você merece! Pra finalizar, um vídeo especial. Roberto Carlos canta preciso saber viver", dos Titãs.

 

Um abraço!

Bons estudos!

Marta Rolim

---

Clique AQUI para baixar esse artigo em PDF.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

Marta RolimMarta Rolim é graduada em psicologia e escritora, tendo publicado contos em mais de dez livros, coletâneas resultantes de premiações em concursos literários e também artigos em jornais. Concurseira como nós, possui várias aprovações, entre elas, 8º lugar para Oficial de Justiça (TJ-RS 2011). Também passou para Analista do TRE-RS 2010.

2 opiniões :

Central concursos Brasil disse...

Gostei muito do seu blog e, queria ser seu parceiro, por isso, adicionei seu banner no meu blog.

Unknown disse...

Olá. Qual é o seu blog? Não tem um link? Um abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS