Ponto pra você! - por Marta Rolim - 07/09/11

|

dicas de estudoTrês maneiras de baixar a ANSIEDADE!

Vida de concurseiro não é nada fácil, sabemos disso. O grau de insegurança é alto, pois o candidato tem poucas certezas, se é que tem alguma. Ele não sabe quando vai ser aprovado, se vai alcançar a nomeação logo ou muito mais tarde. Ele não sabe quando abrirá o novo concurso, se o edital será publicado em breve ou ainda demorará mais um pouco.

Não sabe a quantidade exata de cargos vagos, se o edital vai inovar nas exigências, se a organizadora vai ser idônea ou não. O candidato convive com muitas indefinições a maior parte do tempo. Haja coração!

Não bastassem essas incertezas rotineiras, o concurseiro ainda lida, frequentemente, com humilhações, angústias de foro íntimo, desapontamentos, fraudes, anulações e boatos de todo tipo. A questão que me parece importante agora é:

— Como lidar com tudo isso da melhor forma possível? Como manter a relativa tranquilidade?

Veremos três formas de controlar o nervosismo ou de ajudar a baixar a ansiedade nessa jornada tão desafiadora e peculiar rumo ao cargo público.

1°) Faça caminhadas - Há muitos concurseiros que passam o dia sentados, estudando. Ou sentados no trabalho e depois estudando em casa. Uma caminhada de 30 minutos por dia, provavelmente melhoraria muito o bem-estar desses esforçados colegas, refletindo, inclusive, na melhor disposição para o estudo. Caso tenha dificuldade em começar o exercício, inicie com apenas 1 minuto por dia. Isso mesmo, 1 minuto marcado no relógio e nada mais. No outro dia repita 1 minuto e vá aumentando aos pouquinhos, sempre contando o tempo no relógio, pois verá o quanto progride e isso lhe dará novo ânimo. Se tiver algum problema de saúde, consulte antes seu médico, ele poderá orientá-lo e esclarecer quaisquer dúvidas.

clip_image0022°) Visão sistêmica – Veja o concurso para o qual está estudando como parte de um todo. É semelhante a enxergar não apenas um vagão do trem, mas todo o comprido trem, seus trilhos e conexões. Após cada prova, passe logo para o vagão seguinte ou para o concurso seguinte (escolha, preferencialmente, certames afins). O ponto aqui é nunca esquecer que a conquista da nomeação é resultado de um processo contínuo de aprendizado e evolução. Não importa tanto se você foi bem ou mal numa prova específica, importa que esteja andando e progredindo até a nomeação. Seu objetivo é alcançar a cabine de comando do trem, a nomeação, e para alcançá-la precisará passar por diversos vagões. Não perca esse trem de vista! :)

3º) Ore ou medite regularmente – Sugiro que, diariamente, reserve alguns breves minutos para meditar nos progressos que fez no dia. Pequenas vitórias são importantes. Como ensina o sábio chinês Lao-Tsé, “Uma longa viagem começa com um único passo”. Medite, igualmente, naquilo que está ruim e precisa melhorar. Pense no que você pode fazer para amenizar as dificuldades ou resolvê-las. Tente ser criativo. Um pequeno passo na direção certa, vale muito. Se crê em Deus, abra seu coração a Ele. Lembre-se de não apenas pedir, mas também ser grato pelo que usufrui. A meditação, como forma de relaxamento, esvaziando a mente das preocupações cotidianas, também pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Experimente aplicar as três sugestões e veja se funciona no seu caso, se irá se sentir melhor, mais forte e equilibrado para vencer a gangorra emocional e os desafios da vida de um concurseiro.

Selecionei um vídeo especial com a canção O Trem das Sete, de Raul Seixas, para você curtir.

Um abraço!
Marta Rolim

Marta RolimMarta Rolim é graduada em psicologia e escritora, tendo publicado contos em mais de dez livros, coletâneas resultantes de premiações em concursos literários e também artigos em jornais. Concurseira como nós, possui várias aprovações, entre elas, 8º lugar para Oficial de Justiça (TJ-RS 2011). Também passou para Analista do TRE-RS 2010.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS