Uma injeção de Ânimo - 169 mil vagas para 2012

|

zoom-noticia-boa-814

UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO!

Proposta de lei enviada ao Congresso prevê 169 mil vagas para 2012. Aposentadorias no serviço público, programas como o PAC e eventos esportivos justificam os concursos.

O cenário do mundo dos concursos para os próximos anos começa a se desenhar. São esperados 169,1 mil cargos e funções que serão criados e preenchidos pela União ao longo de 2012, segundo a proposta de lei orçamentária enviada ao Congresso Nacional. O volume de oportunidades é uma injeção de ânimo a quem está se preparando para trabalhar no governo, especialmente depois que o Ministério do Planejamento anunciou corte nas seleções e nomeações em fevereiro.

Pela proposta orçamentária, o maior número de cargos a serem criados se destina ao Poder Executivo: 136,7 mil. Outros 3,6 mil vão para o Judiciário, 576 para o Ministério Público da União e 72 para o Legislativo. Os concursos a serem abertos devem preencher quase metade desse quadro, podendo chegar a quase 60 mil vagas, conforme as necessidades de contratação dos diversos órgãos e entidades públicos.

curso para concursos

Foto: Dênio Simões/Cedoc

Quem se dedica a lutar por um lugar ao sol no serviço público deve se preparar para as novas oportunidades que vêm por aí

O diretor-presidente do Gran Cursos, José Wilson Granjeiro, avalia positivamente as perspectivas de concursos em 2012. “Depois do susto que o governo deu no início do ano ao suspender concursos e contratações, esses dados representam a injeção de ânimo para quem pretende começar a estudar”, comenta.

Segundo o professor, que é especialista em direito administrativo, os números representam um crescimento de 457% em relação às vagas criadas para 2011, quando a previsão orçamentária cobria apenas 25,3 mil cargos. E também superam os de 2010, quando este volume foi de 76,1 mil cargos e funções.

As contratações também serão bastante significativas no próximo ano. O Ministério do Planejamento admitiu, recentemente, que 40% dos servidores federais terão condições de se aposentar nos próximos quatro anos. Isso significa que cerca de 400 mil profissionais precisarão repor os quadros do Executivo, Judiciário, Legislativo e Ministério Público.

[ampliar=sim]Também justificam a boa leva de oportunidades o reforço que está sendo dado aos Institutos Federais de Ensino, os programas de investimento social do governo, como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, além dos grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, dois anos depois. Granjeiro avalia que será inevitável repor a força de trabalho. “A população cresceu, o Estado se estruturou e a seleção de servidores está cada vez mais moralizada. Se não houver uma reposição, pode existir um colapso total no sistema público”.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas e de Economia Aplicada (Ipea) sobre a ocupação do serviço público, hoje o número de servidores está no mesmo patamar de 1990, quando a população brasileira era de 147,4 milhões de habitantes. “Faltam servidores. A população cresceu quase 30% em 20 anos e a quantidade de profissionais ainda está abaixo do necessário”, avalia o professor.

Especialistas estimam que haja 11 milhões de brasileiros se preparando para concursos. Eles são os maiores interessados em saber como o governo planeja ocupar as vacâncias do setor público.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

Fonte: Maiscomunidade.com

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS