Informática fácil - Profº Roberto Andrade - 15/10/11

|

3d internet concept. Monument WWW.

WEB 2.0 – O QUE É ISSO?

Olá pessoal! Eu sou o professor Roberto Andrade e este é o nosso primeiro artigo de uma série especial que estou escrevendo, chamada: “Novas tecnologias e atualidades na Informática”. A ideia é explicar de modo claro e objetivo os temas inovadores que surgem nos concursos tirando o sono dos candidatos.

 

Vamos falar hoje sobe WEB 2.0!

Para entender a Web 2.0 é preciso voltar um pouquinho no tempo para compreender o surgimento da Web.

Muitas pessoas acham que Web ou WWW são sinônimos de Internet. Isto é um grande erro! A internet é como uma estrada, e em uma estrada transitam carros, motos, ônibus, charretes... Assim são os serviços na Internet: E-mail, downloads, chats, navegação na Web... entendeu? Cada um dos veículos é como um serviço da Internet e a Web é apenas um deles, talvez o mais usado, daí a sua confusão com a própria Internet.

Consultando a famosa Wikipédia encontramos o seguinte:

A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.”

teia de aranhaVamos entender: A palavra Web significa teia... isto mesmo... teia de aranha!

Veja este desenho ao lado. Nós somos as aranhas, e cada um destes círculos na teia é um Website ou site. Nós vamos navegando de um para o outro. Você vai ao Google.com, depois clica e vai para www.gabaritofinal.com.br, depois vai para www.robertoandrade.com.br... E se observarmos, todos os sites estão interligados como se formassem uma grande teia de aranha.

Daí o nome Web ou Teia!

Quando o conceito acima fala em “documentos em hipermídia” é importante romper com a ideia de que um documento é só aquilo que podemos tocar fisicamente. Um site é também um documento, pois contém informações e, dados e expressa ideias humanas.

Tim Berners-LeeUm site usa diversas maneiras para expor informações: texto, som, imagens, vídeos, etc. Isto é o que chamamos de hipermídia: muitos meios (mídias) para apresentar uma ideia ou uma informação. Todo este conceito de documentos (sites) interligados entre si e que usam vários meios para expor as informações, foi inventado pelo programador e cientista inglês Tim Berners-Lee (foto).

Mas a pergunta que não quer calar é: Como surgiu a Web 2.0?

Os sites antigamente eram apenas páginas estáticas que ofereciam informações em um único sentido ou via, sempre do site para o usuário. Hoje os sites permitem uma interatividade, oferecendo informações em duas vias, tanto do site para o usuário, quanto do usuário para o site. Esta foi a grande mudança! Esta interatividade na constituição e na construção das informações, onde todos podem informar e colaborar com todos. O que antes era somente feito no micro de casa, agora é feito na Web. A plataforma passa a ser a própria Web.

Podemos resumir assim, as principais características da Web 2.0:

- Interatividade: Todos podem contribuir e aprimorar o conhecimento. Isto é a ideia de Wiki - termo que vamos abordar em outro artigo!

- Uso de ferramentas Online: Os programas deixam de existir apenas no seu desktop e são executados agora na web. Isso mesmo. Imagine que você quer editar uma foto e não tem ou não quer instalar o Photoshop. Basta entrar num site que é o Photoshop, só que online, e sem precisar instalar nada. Não acredita? Então confira: http://pixlr.com/editor/

- Armazenamento Online: Pra que levar consigo o pendrive com seus documentos, correndo o risco de perder o pendrive? Escreva, produza e compartilhe seus documentos online e deixe-os armazenados na Web. A qualquer tempo você poderá busca-los, bastando apenas ter um computador com internet: https://docs.google.com

Todas estas ideias e iniciativas exprimem o conceito de Web 2.0!

Mas professor - perguntará você - onde ficam hospedados os meus arquivos quando estes estão na Web? Eles ficam flutuando por aí, tipo fumaça?

Ahhhh! Você já está começando a entender um outro conceito que também está na moda: Computação em nuvem ou “Cloud Computing”.

Mas este é tema do nosso próximo artigo. Até lá!

Bons estudos e que Deus te abençoe!

Forte Abraço!

Prof. Roberto Andrade

h2_thumb30_thumb

Prof Roberto Andrade - informáticaRoberto Andrade é graduado em Sistemas de Informação, com atuação nas áreas de Mídias Digitais, Desenvolvimento Web, Software Livre, Segurança da Informação, Educação à Distância (EAD) e Comércio Eletrônico. Trabalhou em instituições governamentais como DETRAN/RJ, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no 1° JECRIM de Niterói e na FCRB (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Colunista convidado da Rádio MEC/EBC. Leciona para concursos públicos há 10 anos, em cursos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Autor do site www.robertoandrade.com.br, que oferece material didático aos seus visitantes.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS