Ponto pra você! - por Marta Rolim - 19/10/11

|

marta rolim - texto 7 - 5 frases inspiradorasCinco frases inspiradoras para concurseiros

Talvez um dos maiores diferenciais de um concurseiro para outro seja, exatamente, seu grau de sabedoria ao lidar com as adversidades. Como você reage quando as coisas dão errado?

 

A sabedoria é descrita como sendo o conhecimento justo e correto, a capacidade de avaliar bem as situações e de AGIR apropriadamente. Também, a sabedoria está associada à esperteza, mas não no sentido pejorativo. A esperteza do sábio é aquela que implica agudeza de espírito, sagacidade. Ainda, a pessoa sábia tem conhecimento, mas só o conhecimento, em si, não a torna sábia. Por fim, a sabedoria vem acompanhada de maturidade emocional e de experiência (não confundir com idade cronológica). Analisaremos agora frases de sabedoria que podem nos auxiliar em nossa jornada concurseira. Algumas frases poderão ser para você como a luz de um farol na noite escura. Para as frases que lhe parecerem mais luminosas, dê especial atenção, pode ser o que você precisa para seguir em frente.

1ª – “Segue a jornada passo a passo” Ao invés de nos fixarmos no quão cumprida pode ser a estrada até a nomeação e em quanto tempo vamos levar para chegar, essa frase auxilia a nos preocuparmos com o passo de agora e o seguinte, pois é o mais importante.

Obs.: Tirei essa frase de um pequeno cartão postal que está fixado na porta de um velho armário, só que o cartão não informa o autor da frase. Pesquisei no Google e por enquanto não achei. Se alguém souber o autor, por favor, entre em contato pelo site.

2ª – “(...) Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20 → A fé é a capacidade de acreditar que algo é possível, mesmo quando parece impossível ou bastante improvável. Nesse sentido, todos precisamos de fé, de esperança persistente, à prova de tudo ou de todo tipo de revés. Quando Cristo falou sobre o poder da fé, pode-se entender que a fé é uma força tão transformadora que remove até mesmo obstáculos montanhosos, gigantescos. Independentemente de religião, o concurseiro precisa acreditar que vai conseguir e uma hora tudo vai dar certo, mesmo que existam momentos muito duros de tristeza e desapontamento. A fé nos sustenta, a firme esperança nos faz prosseguir mesmo quando tudo parece difícil. Essa frase das Escrituras pode ter outros entendimentos, mas esse já nos ensina muito. A fé é ativa, exige obras, pois quem acredita age, busca, vai atrás.

3ª – “Jamais haverá Ano Novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.” Luiz Vaz de Camões Na correria do dia a dia, é comum a gente não pensar nos erros que possam estar nos atrapalhando a vida. Essa frase nos ajuda a lembrar claramente que se não refletirmos sobre nossos erros vamos continuar a repeti-los. Aplicando isso ao mundo dos concursos, analisar os erros nas provas e encarar aquela matéria mais complicada é fundamental para progredir e alcançar o desejado resultado. Agindo assim, um Ano Novo realmente virá. Mesmo que demore, virá.

4ª – “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Jean Paul Sartre O concurseiro é vítima de muitas injustiças, cito algumas: aparecem questões na prova que não estavam previstas no Edital e, se você acerta tais questões, acaba sendo indiretamente punido por isso quando são anuladas, perdendo pontos que poderiam ser conquistados. Já se você erra as questões injustas, sofrerá até que sejam anuladas, se forem realmente anuladas. Obviamente, nenhum dos candidatos tem culpa de terem elaborado mal as questões, mas todos saem perdendo no processo. Em outro momento, talvez você tenha ido muito bem numa prova e daí a prova inteira é anulada ou o concurso todo. Pode haver razões suficientes para a anulação, mas de qualquer forma você toma um balde de água fria na cabeça e é punido novamente, já que a recompensa pelo seu esforço foi sofrer pela incompetência ou má-fé de terceiros. Outras vezes, como nas questões dissertativas (redação), a avaliação da banca pode ter um grau de subjetividade alto e pode acontecer de sua prova não receber a nota merecida, mesmo após recurso. Bem, essas injustiças ou prejuízos em função do não cumprimento integral do Edital, em função da incompetência ou má-fé de outros e de avaliações subjetivas, são relativamente comuns. Há que se lutar pela Lei Geral dos Concursos (http://www.anpac.org.br/portal/index.php/queremos-lei) para que diminuam essas ocorrências. Mas a questão agora é: ▬ como você reage às injustiças? Essa é a questão decisiva. Parafraseando Sartre, o decisivo na vida de um concurseiro não é aquilo que fizeram com ele, mas como o concurseiro reage ao que fizeram com ele. Se anularam a prova, continue estudando e mostre a que veio! Sei que não é nada fácil, mas use a sua raiva a seu favor, invista na sua vitória, na sua superação, e não o contrário disso.

5ª – ”A persistência é o menor caminho do êxito.” Charles Chaplin Relacionada às frases anteriores, a persistência nos conduz ao êxito. Qualidade indispensável para nosso concurseiro (a) guerreiro ou guerreira. Interessante que Chaplin fala que é o menor caminho, o mais curto, para alcançar sucesso naquilo a que se propôs. Realmente, quanto mais cedo você descobrir que deve continuar seus esforços mesmo após intempéries e mesmo após bons resultados, mais cedo colherá o fruto da nomeação. Por que após bons resultados? Sim, porque você deve persistir estudando sempre, salvo se tiver certeza de que está dentro do número de vagas do edital.

Se alguma(s) dessas frases lhe tocarem o coração, lhe parecer especial, sugiro que a coloque em lugar bem visível em seu local de estudos. Você até esquecerá a frase coladinha na parede, fixada no mural, mas, de vez em quando, seu olho vai dar uma paradinha ali e o bom lembrete reanimará seu espírito.

“Nós vamos prosseguir, companheiro 
Medo não há 
No rumo certo da estrada 
Unidos vamos crescer e andar 
Nós vamos repartir, companheiro 
O campo e o mar 
O pão da vida, meu braço, meu peito 
Feito pra amar.”

Concluímos hoje com os versos de Semeadura, música de Kleiton e Kledir, na bela voz de Vitor Ramil, lembrando que quem semeia boas sementes, colhe bons frutos.

Um abraço!

Marta Rolim

coluna.pontopravoce@gmail.com

---

Clique AQUI para baixar esse artigo em PDF.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

Marta RolimMarta Rolim é graduada em psicologia e escritora, tendo publicado contos em mais de dez livros, coletâneas resultantes de premiações em concursos literários e também artigos em jornais. Concurseira como nós, possui várias aprovações, entre elas, 8º lugar para Oficial de Justiça (TJ-RS 2011). Também passou para Analista do TRE-RS 2010.

2 opiniões :

Bli disse...

Quando algo deu errado, não é para desanimar...são nestas circunstâncias que devemos "enxergar" os erros como aliados para grandes acertos...Boa Sorte a todos!

Marta disse...

É verdade, Bil. O caminho me parece esse!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS