Ponto pra você! - por Marta Rolim - 12/10/11

|

marta rolim - texto 6 - alegrias de concurseiroAS ALEGRIAS DE SER CONCURSEIRO

Sabemos muito sobre as dificuldades de ser concurseiro, mas e sobre as ALEGRIAS? Uma das grandes alegrias, você sabe qual é? Uma das maiores alegrias é conhecer pessoas com qualidades muito especiais, amigos com uma solidariedade infinita, desejo sincero de ajudar, de compartilhar experiências e conhecimentos.

Posso citar pelo menos oito nomes de amigos que marcaram minha história pro resto da vida devido às suas atitudes solidárias, devido à talentosa liderança participativa que exerceram em grupos de estudo, devido ao carinho e apoio que manifestaram. Alguns desses amigos não conheci pessoalmente, quer pela distância geográfica, quer por falta de oportunidade, mas a influência positiva que exerceram foi poderosa e real. Esses amigos são amigos de trincheira, amigos que nos dão a mão num período difícil, quando todos, inclusive eles mesmos, estão lutando para serem dignos de um cargo público. No calor dessa batalha e das incertezas, esses amigos especiais são como bênçãos na tempestade.

clip_image001Outra alegria maravilhosa é o aprendizado sobre sua capacidade de superação. Se você é concurseiro há pouco tempo, talvez ainda não tenha chegado a sentir o quanto pode ser “chefe” de si mesmo. Acredito que na jornada de concurseiro cada um de nós tem essa oportunidade de aprender a pegar as rédeas do seu destino. Aprender a chamar a responsabilidade a si, nas coisas que lhe compete fazer. Porém, ao mesmo tempo, é possível que aprendamos a confiar mais plenamente em Deus, confiando que no tempo devido colheremos o bom fruto de nossas atitudes. Não damos morada à amargura diante dos inevitáveis fracassos (todo mundo tem algumas derrotas pra contar) ou ao pessimismo exagerado. Essa capacidade de liderar a si mesmo, de fortalecer-se (ego) diante das adversidades, amadurece nessa épica jornada concurseira. É uma alegria maravilhosa que vem do persistir, aprender com os erros e, finalmente, alcançar o objetivo. Alguns concurseiros já são guerreiros natos, mas ainda assim farão novos aprendizados ao percorrerem essa desafiadora jornada pelos “desertos e terrenos acidentados”, rumo ao cargo público. A trajetória propicia que você descubra e desenvolva valiosas qualidades em si mesmo. Esse aprendizado de vida é uma alegria muito especial.

Como não poderia deixar de ser, agora falaremos da felicidade mais óbvia e também a mais desejada: a nomeação! Nessa fase, abrangendo desde a publicação do resultado final do concurso, passando pela homologação, o recebimento do telegrama de convocação, até a posse e a entrada em exercício, há muitas alegrias. Chegamos ao ápice de nosso empreendimento, que culmina bem-sucedido. O sentimento de dever cumprido, o orgulho natural e saudável de ter conseguido vencer suas dificuldades, a expectativa de boas coisas, resultantes do cargo, pautam nossa merecida festa. No entanto, ainda haverá algumas preocupações, talvez você precise mudar de cidade, por exemplo, mas o alívio de estar enfrentando novos problemas, outros desafios, mudando de capítulo na sua trajetória, também é uma alegria diferenciada. Você sabe que a vida continuará apresentando seus desafios, mas serão outros desafios e problemas, esse você já venceu!

Parece haver consenso de que após conquistar o cargo que você deseja a vida muda para melhor. O futuro se apresenta pleno de possibilidades, o presente lhe dá condições de realizar novos sonhos. Claro que o ganho financeiro é importante, mas a alegria de sua conquista não se limita a esse aspecto, pois há todo um conjunto de ganhos: novos colegas e amigos, ambiente de trabalho mais de acordo com o que você deseja, uma atividade profissional que, provavelmente, está mais próxima do seu ideal de trabalho. Tudo isso constitui uma estimulante renovação, uma repaginada muito bem-vinda.

Há, ainda, a felicidade de poder agradecer a todos que lhe ajudaram; a inestimável felicidade de poder melhorar a vida de sua família e até a de outras pessoas.

Existem as alegrias únicas, que só você sabe ou saberá na sua caminhada pessoal...

Considerando tudo, vale a pena ser concurseiro até alcançar a nomeação? Vale! Vale muito a pena! Mas gosto sempre de lembrar que ser concurseiro é apenas um dos caminhos profissionais possíveis e cada um é que sabe o que é melhor para si. Há um preço a ser pago (tempo, disciplina, investimento em cursos e livros, sacrifícios), contudo, se soubermos aproveitar a jornada, viveremos também momentos inesquecíveis e alegrias muito especiais.

Pensando nesse tempo de felicidade, nesse tempo de festejar e de colher o semeado, tempo que já chegou ou chegará para você, selecionei um vídeo que achei muito bonito, feito pelo colégio Regina Pacis: Amanhecer – Ode à Alegria.

Um abraço!

Marta Rolim

coluna.pontopravoce@gmail.com

---

Clique AQUI para baixar esse artigo em PDF.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

Marta RolimMarta Rolim é graduada em psicologia e escritora, tendo publicado contos em mais de dez livros, coletâneas resultantes de premiações em concursos literários e também artigos em jornais. Concurseira como nós, possui várias aprovações, entre elas, 8º lugar para Oficial de Justiça (TJ-RS 2011). Também passou para Analista do TRE-RS 2010.

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS