Ponto pra você! - por Marta Rolim - 05/10/11

|

software-gratuito-para-concursos_thuPROGRAMAS FREE PARA CONCURSEIROS

Como “concurseira de carteirinha”, aprecio qualquer ajuda para incrementar ou facilitar o aprendizado ou recursos que possam quebrar a monotonia nos estudos. Por isso, gosto de pesquisar softwares gratuitos que ofereçam vantagens para o concurseiro. Vejamos alguns deles.

 

Selecionei somente programas fáceis de usar, sem complicação, no entanto, alguns programas podem exigir um pouquinho mais de paciência do usuário. Paciência no sentido de se observar com calma os botões e opções, ler com atenção alguma instrução inicial. Garanto que fazendo isso, logo poderá aproveitar todos os softwares.

Os programas aqui indicados podem ser baixados nos sites de download mais conhecidos. Caso tenha dúvida, basta digitar o nome do programa no Google e escolher um site bem conceituado.

1º) Hanso Recorder 1.8 – Esse é um dos meus favoritos! O nome “Hanson” pode não agradar, mas o programa é muito bom. Função: gravador de voz. Permite que você grave suas leituras direto em MP3, sendo possível escolher outros formatos, como o WMA. É compatível com todos os tipos de Windows. Leve e eficiente. Sem dúvida, uma ótima ferramenta para incrementar seus estudos, pois você mesmo pode criar seus arquivos de áudio com as leis que precisa saber. Também é importante ressaltar que ao gravar a sua leitura você já estará estudando e aprendendo. Ao ler, você pode dar destaque, com a entonação de sua voz, às palavras-chave. Isso ajudará na memorização dos artigos. Você pode incluir repetições e comentários de aspectos que considere fundamentais, tornando o conteúdo ainda mais rico e didático.

Outra grande vantagem dessa ferramenta é que ela amplia suas oportunidades de estudo. Se você gravar em formato MP3 pode ouvir seus arquivos de áudio no seu playclip_image001[1]er portátil, mas se for ouvir num player mais antigo, pode gravar no formato WMA, gravar um CD, e ouvir em qualquer CD Player. Ou seja, o programa possibilita aproveitamento versátil dos áudios gravados. Não precisa converter nada, você escolhe o formato que mais lhe convém e já sai gravando. A partir daí, você aumenta as suas horas de estudo, já que poderá ouvir a lei no ônibus, no carro, fazendo caminhadas em lugares tranquilos, ou mesmo enquanto descansa numa rede à beira mar ou sob uma frondosa árvore. Todo mundo tem que relaxar um pouco e você, concurseiro determinado, relaxará aproveitando pra ouvir alguma matéria antes de tirar um gostoso cochilo.

Para quem é usuário do Linux (distro Ubuntu), na Central de Programas há o Gravador de Som, que, salvo engano, é um programa padrão. Para quem não conhece, Ubuntu é um sistema operacional inteiramente gratuito (uma distribuição do Linux). É muito bom!

2º) Blocos de Notas Online – Este é um recurso facilitador dos estudos. Basta digitar na barra de endereço do seu navegador o seguinte: notepad.cc/ e um titulo para seu bloco. Por exemplo: notepad.cc/estudodinamizado – o nome que você cria após a barra ( / ) é como se fosse uma ID de acesso ainda não utilizado. Lá você pode colocar as suas anotações e ter acesso a elas em qualquer computador, basta digitar o endereço do notepad.cc/ + sua ID (invente qualquer ID, só tem que ser uma ainda não existente). Além disso, você pode partilhar o conteúdo de suas anotações e pode, se preferir, restringir o acesso com uma senha. Tudo que for anotado neste bloco estará sempre salvo e pode ser acessado a qualquer momento. É muito útil quando você estuda usando mais de um computador, o que hoje é relativamente comum (o computador da facul e do trabalho; o computador de casa; o note e o PC, etc.). Assim você tem acesso a informações importantes em qualquer computador, sem precisar ficar gravando e transferindo arquivos. Ajuda a simplificar sua rotina e dinamiza seus estudos.

3º) Programa Freque – Muito bom para organizar e criar questões. Com ele você pode criar questões para seu estudo e, o principal, pode facilmente compartilhar arquivos de questões com outros usuários. O Freque é inteiramente gratuito e foi desenvolvido por um concurseiro, Douglas Aurélio Marques. Saiba mais visitando a página do desenvolvedor:

http://blog.damarques.com/2009/10/concursos-programa-gratuito-para-ajudar.html

Desejando tutoriais com imagens desse programa, ensinando o passo a passo, entre em contato através dos comentários do GabaritoFinal (logo abaixo), que enviarei com prazer.

4º) Tabela Horas de Estudo – Criei essa tabela para auxiliar no planejamento e no acompanhamento de suas metas de estudo. A tabela pode e deve ser aperfeiçoada. As células com as fórmulas não estão protegidas, podendo ser vistas e modificadas. É possível que novas versões dessa tabela sejam disponibilizadas aqui no Ponto pra Você, à medida que melhorias forem sendo feitas. Esse tipo de recurso é usado mais facilmente pelos usuários que têm bom domínio do Excel ou do Calc, mas todos podem ir aprendendo e adaptando às suas necessidades. No momento, acho que a Tabela já pode lhe ajudar, dando um incentivo à organização e ao planejamento de seus estudos.

Tabela no Excel 2007 - www.megaupload.com/?d=OSMSA110

Tabela compatível com Excel 97-2003 - www.megaupload.com/?d=9A0K1W9I

Usando os quatro programas ou recursos indicados, é possível turbinar seus estudos de uma forma divertida e eficiente.

Selecionei um vídeo em homenagem ao software livre, que é uma forma de exercício da liberdade.

♪♫♪♫ Para você, Voa Liberdade, na inesquecível voz de Jessé ♪♫♪♫

 

Um abraço!

Marta Rolim

coluna.pontopravoce@gmail.com

---

Clique AQUI para baixar esse artigo em PDF.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

Marta RolimMarta Rolim é graduada em psicologia e escritora, tendo publicado contos em mais de dez livros, coletâneas resultantes de premiações em concursos literários e também artigos em jornais. Concurseira como nós, possui várias aprovações, entre elas, 8º lugar para Oficial de Justiça (TJ-RS 2011). Também passou para Analista do TRE-RS 2010.

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS