Informática fácil - Profº Roberto Andrade - 07/11/11

|

dicas de informática para concursos

Informática: Porque eu não consigo aprender isso?

A primeira coisa que costumo fazer com os alunos ao iniciar uma nova turma, logo após me apresentar, é perguntar-lhes: Quem aqui nesta sala não gosta ou até detesta informática?

Nesta hora muitas pessoas levantam a mão e eu os convido através de algumas simples perguntas a entender primeiro por que elas não gostam e em seguida apontar-lhes um novo rumo para o entendimento da informática. E é isso que vamos fazer agora!

1º Passo: Medo. Qual é o seu?

Por que você não quer aprender? Mas você me responderá: Eu quero, mas não consigo. Já está aí o primeiro erro! Eu sempre brinco com meus alunos dizendo: “Abra o seu coração e deixe a informática entrar!” – Mas é isso mesmo, o conhecimento é como uma enorme corrente composta de muitos anéis, cada anel é um assunto diferente, um tema. Nós temos alguns anéis deste conhecimento que vamos conquistando ao longo da vida estudando, e quando praticamos o que aprendemos vamos construindo a corrente. Você não dominará um computador só na teoria! É preciso fazer dele parte de suas vontades pessoais, incorporá-lo ao seu dia a dia, tipo: Crie um e-mail e passe a corresponder-se com alguém, faça uma planilha de gastos em casa e coloque no Excel, instale um programa de bate papo para falar com aquele amigo que mora fora do país, Baixe filmes e músicas (sem pirataria, hein!) para curtir em casa. Veja o quanto você estará economizando não só tempo como dinheiro: E-mail e bate papo serão mais baratos que sua conta telefônica, a planilha feita no Excel lhe mostrará onde você está gastando e onde deve priorizar. Os filmes e músicas... Uau, lazer garantido! E o melhor você estará aprendendo, construindo sua longa corrente dos conhecimentos informáticos.

2º Passo: Onde obter informação?

Já sei vai me dizer assim: Eu não tenho computador! Ou então: Meus filhos dominam o computador, mas não querem ou não tem paciência de me ensinar! Hoje é muito barato usar computadores em LAN House e cybercafés, sai mais em conta pra quem só usa esporadicamente ou só precisa para aprender informática para prova do concurso. Se este é o seu caso, ele já está resolvido, pois num cybercafé mesmo que você não saiba nem ligar o computador, os funcionários estarão a sua total disposição para isso, pois eles querem você como cliente e farão tudo para agradá-lo. Pegue sua apostila ou livro e monte um roteiro do que vai fazer na frente do computador, toque nele a vontade, mexa no mouse, abra janelas (não as que estão na parede...e sim as do Windows!), baixe arquivos, leia os jornais do dia, perca o medo de que vai “estragar a máquina”. Já se os seus filhos não querem te ensinar – Veja que coisa, e você ensinou tudo a eles! – Sente no computador e mexa a vontade, seguindo os passos da sua apostila ou do seu roteiro de estudos.

Quando você já tiver dominado o básico (ligar, conectar-se a internet, escrever textos, enviar e-mail) já será capaz de encontrar o que quer aprender na própria internet, em sites de busca como Google (www.google.com) bastando digitar no campo de busca o que deseja, tipo: provas de concursos, e encontrará uma infinidade de outros sites com este conteúdo, daí é só visitar o que lhe interessa! Ah! Não deixe de dar uma olhadinha no site da Folha Dirigida, lá tem um “shopping” de provas organizadas com muito carinho, pois eu conheço toda a equipe que as organiza.

3º Passo: Como aplicar tudo isso no concurso?

Agora vem a aparte mais fácil! Já possui os anéis da corrente do conhecimento, agora é só unir! Pratique muitas questões de provas anteriores da banca (dos últimos dois anos somente). Não as faça no computador, pois no dia da prova é tudo no papel, poucos concursos exigem prova prática de informática e mesmo assim quando pedem geralmente é de digitação. Faça-os no papel e depois corrija no computador. Assim quando uma questão aparecer na prova, você já fez tantas questões como essas, que deixará de ser novidade.

“Nossa professor, são muitos assuntos” – me dizem alguns alunos – É só dividir em partes (módulos) por assunto e antes de pular para outro módulo sanar todas as dúvidas e fazer questões sobre aquele assunto.

Conheça o edital da sua prova ou o manual do candidato, muitos concursandos não leem o edital e nem sabem o que vai ser cobrado em informática às vésperas da prova, dê foco somente aos assuntos do edital, conhecendo os programas e as versões exigidas, os termos usados na internet e a “regrinha de ouro”!

Um momento para a “regrinha de ouro”! São três etapas:

1 - Todas as provas de informática cobram os seguintes assuntos no que chamamos de “conhecimento clássico”: Ícones (aquelas figurinhas, imagens), Teclas de atalho (CTRL+V, CTRL+C...) e Execução de tarefas (pedir tarefas ligadas aos menus ou Windows Explorer, Painel de controle).

2 – Fique atento as palavras e termos específicos da informática! Você sabe o que é Nanotecnologia, biometria, Browser, Voip, Criptografia, Protocolos (HTTPS, DNS, UDP,...)

3 – A última moda é cobrar atualidades de informática nos concursos. O exemplo abaixo é de uma prova da Dataprev aplicada em 2011:

clip_image002


E Finalizando...

Durante toda vida, estaremos sempre numa eterna “seleção natural”, desde a sua fecundação, passando pelo time de futebol do colégio, no primeiro namoro, no vestibular da universidade, na busca por um emprego e tantas outras situações que fazem parte do nosso processo de crescimento.

Nesta caminhada você não estará sozinho e encontrará com três tipos de pessoas: A "pessoa âncora" - que te leva sempre pra baixo, a "pessoa boia" - que deixa tudo sempre como está sem descer ou subir e por último: A "pessoa balão" - que te leva sempre pro alto, vencendo os desafios e alcançando a vitória! Seja um balão nos seus atos e na vida daqueles que te cercam.

Sucesso!

Prof. Roberto Andrade

Para baixar esse artigo clique AQUI.

h2_thumb30_thumb

Prof Roberto Andrade - informáticaRoberto Andrade é graduado em Sistemas de Informação, com atuação nas áreas de Mídias Digitais, Desenvolvimento Web, Software Livre, Segurança da Informação, Educação à Distância (EAD) e Comércio Eletrônico. Trabalhou em instituições governamentais como DETRAN/RJ, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no 1° JECRIM de Niterói e na FCRB (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Colunista convidado da Rádio MEC/EBC. Leciona para concursos públicos há 10 anos, em cursos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Autor do site www.robertoandrade.com.br, que oferece material didático aos seus visitantes.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS