Informática fácil - Profº Roberto Andrade - 29/11/11

|

cloud-computing - você sabe o que é

Cloud Computing – Você sabe o que é?

A computação nas nuvens, ou “cloud computing”, é um assunto que vem tomando espaço nas conversas sobre as novas tecnologias e termos que podem ser abordados nas provas de concurso.

 

Dando continuidade a nossa série de artigos sobre novas tecnologias aqui no Gabarito Final, vamos falar um pouco sobre isso!

A informática é uma ciência que costuma criar nomes novos e complexos para coisas que já existem. Por exemplo: antigamente usávamos o acesso discado (Dial Up). Aquele do barulhinho do modem discando (clique aqui para recordar!). Ficávamos esperando dar meia noite para conectar, pois era mais barato e baixávamos as mensagens no Outlook, depois desconectávamos e ficávamos lendo off-line! Para não gastar telefone é claro!

Hoje temos internet em qualquer lugar e o preço da conexão tornou-se atraente, deixamos de usar o Outlook... ops! Quem aqui usa o Outlook por que gosta? Não você que é obrigado a usar no trabalho, mas você que gosta? Responda nos comentários abaixo deste post! Poucos, como eu, gostam do Outlook. Isso mesmo. Eu uso até hoje! Na verdade, devido à facilidade de conexão e a mobilidade, migramos do Outlook e agora damos preferência aos Webmails, são aqueles que checamos direto na web, tipo: Yahoo, Gmail. Sem necessidade de configurar nada, como fazíamos no Outlook. Basta nome de usuário e senha.

Eu te pergunto: Os e-mails do Yahoo ou Gmail ficam armazenados onde? Não ficam nos servidores conectados a internet e que podemos acessar a qualquer tempo e de qualquer computador? Pronto! você acabou de entender. Toda vez que usamos serviços diretamente na web, estamos fazendo uso da computação em nuvem. E vejam só, não é algo que fazemos há muito tempo? Só que agora recebeu um nome novo. Agradeça à informática por isso.

cloud-computing - você sabe o que é - 2Entenda com nuvem a própria Internet. No futuro não só os serviços que temos hoje, como webmails e compartilhamento de arquivos, estarão sendo executados diretamente na web, assim como editar um texto ou editar uma foto.

Imagine que você quer editar uma foto e está com um tablet ou netbook em mãos. Instalar o Photoshop em um destes dispositivos iria deixá-lo uma carroça de tão lento ou nem conseguiríamos. Agora, imagine acessar um site e ele é o próprio Photoshop “em pessoa, ao vivo” prontinho pra você usar! Não acredita? Acesse: http://pixlr.com/editor/ e você poderá editar quantas imagens quiser e o melhor sem instalar nada. É isso mesmo! O software que antes tinha de ser instalado no seu computador, agora roda direto no site.

Isto é um exemplo claro de computação em nuvens.

No futuro não instalaremos mais programas no “computador-celular-tablet”, basta acesso à internet e vamos direto aos sites dos programas.

Carregar pendrive no bolso com seus arquivos então, nem se fala. Costumo brincar nas minhas aulas dizendo que: “levar pendrive no bolso é coisa de velho!”

Daí vem sempre um que me pergunta injuriado: Ué professor, o que se faz então?”

Usamos os discos virtuais e o compartilhamento em múltiplos dispositivos.

Não faz ideia do que seja isto?  É o tema do nosso próximo bate papo.

Sucesso nos estudos e um forte abraço!

Prof. Roberto Andrade

Para baixar esse artigo clique AQUI.

h2_thumb30_thumb

Prof Roberto Andrade - informáticaRoberto Andrade é graduado em Sistemas de Informação, com atuação nas áreas de Mídias Digitais, Desenvolvimento Web, Software Livre, Segurança da Informação, Educação à Distância (EAD) e Comércio Eletrônico. Trabalhou em instituições governamentais como DETRAN/RJ, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no 1° JECRIM de Niterói e na FCRB (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Colunista convidado da Rádio MEC/EBC. Leciona para concursos públicos há 10 anos, em cursos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Autor do site www.robertoandrade.com.br, que oferece material didático aos seus visitantes.

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS