PROCON/DF 2011 - Sugestões de recursos - vídeos

|

procon dfO Gabarito Final pesquisa por você, leitor assíduo. Nós conseguimos encontrar quatro sugestões de recursos, em texto, contra o gabarito das provas do último domingo (06/11). Além disso postamos aqui sete vídeos de professores do Gran Cursos comentando as questões, inclusive as que merecem recursos.

O concurso do PROCON/DF aconteceu nesse domingo (06/11/11) e o gabarito também foi divulgado aqui no Gabarito Final. Confira nesse link AQUI. O prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas é até amanhã (10/11/11). Ainda dá tempo de fazer o seu.

Sugestões de recursos contra a prova de Língua Portuguesa – nível superior

QUESTÃO Nº 2

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas corretas. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como correta a assertiva de letra B, para a qual não há questionamento. Porém, a assertiva de letra D também tem sua redação correta em relação à adequação da reescritura à norma culta. O uso da vírgula para separar termos com a mesma função sintática é facultativo. O trecho “Os brasileiros nunca compraram tantos carros, e tão equipados.” não fere a correção gramatical do período. O gramático Evanildo Bechara em seu livro Moderna Gramática Portuguesa, ed. Lucerna, página 609, traz como correta a vírgula “para separar termos coordenados, ainda que ligados por conjunção”. Portanto, não razão para que seja errada tal assertiva em concomitância com a assertiva de letra B. Por conter duas respostas possíveis, como comprovado acima, pede-se a anulação da questão número 2 para a lisura do processo seletivo.

QUESTÃO Nº 3

Solicito a troca de gabarito desta questão porque a assertiva apontada como correta pelo gabarito preliminar, de letra A, não condiz com a realidade apresentada no texto exposto para análise. Nesta assertiva, afirma-se que se pode depreender do texto que o preço dos veículos ficou mais módico de 2006 a 2007, porém em nenhum lugar do texto faz menção à 2006, nem sequer se deixa a entender essa relação preço-temporal. O que se diz no texto faz menção ao crescimento de vendas de veículos, não necessariamente e nem se infere do texto tal relação por conta de preços mais baixos. No texto, quando se fala em preços mais baixos, usa-se a expressão ‘relativamente’ (linhas de 17 a 19) para enfatizar que não seja mais baixo simplesmente. Já a assertiva C está correta em relação ao texto porque traz a firmação de que o sucesso da indústria automobilística se dá devido ao poder das leis de mercado e é essa a ideia que o texto defende: a não interferência estatal e as leis de mercado. Percebe-se tal relação claramente nas linhas de 24 a 30, em que se expõe o Brasil como o 8º maior produtor mundial de veículos, sem a recorrência a medidas de proteção estatal ou mesmo subsídios. Nessas linhas, diz-se ainda que da eficiência das leis de mercado para o sucesso da indústria automobilística, não restando dúvidas quanto à correção da assertiva C. pede-se, portanto, pelos motivos expostos, a troca do gabarito A para C, para a lisura do processo seletivo ora conduzido pela douta Banca Examinadora.

QUESTÃO Nº 4

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas corretas. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como resposta correta a assertiva de letra C, para a qual não há questionamento. Porém, a assertiva de letra A também tem sua redação correta em relação à interpretação do trecho analisado. Pede-se que se marque a incorreta das assertivas, sendo que a de letra C está mesmo incorreta, não há questionamento sobre sua incorreção. Porém, a assertiva de letra A também está incorreta, tendo de ser apontada como resposta correta para o questionamento do comando da questão. Afirma-se na letra A que se mantém a mesma relação semântica ao se reescrever o trecho “Em visita à China, chefe de fundo europeu diz não esperar acordo conclusivo com líderes chineses.” Para “Quando esteve na China, (...). no original, interpreta-se o texto com o chefe de fundo europeu ainda em visita à China e declarando sua opinião. Contudo, ao inserir um verbo no pretérito (esteve), a relação semântica se altera, pois o verbo ‘diz’ não mais pode fazer parte do trecho, causando assim um erro gramatical, mas também semântico por não se poder mais ter a perfeita relação temporal. O verbo a ser utilizado corretamente e ‘disse’. Sendo assim, a assertiva é também incorreta, como a de letra C, tendo de ser apontada como resposta correta ao comando da questão. Por conter duas respostas possíveis, como comprovado acima, pede-se a anulação da questão número 4 para a lisura do processo seletivo.

QUESTÃO Nº 7

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas corretas. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como resposta correta a assertiva de letra D, para a qual não há questionamento. Porém, a assertiva de letra A também tem sua redação correta em relação à interpretação do trecho analisado. Pede-se que se marque a correta das assertivas, sendo que a de letra C está mesmo correta, não há questionamento sobre sua correção. Contudo, a assertiva de letra A está correta também porque o texto afirma, nas linhas 19 a 21, que o Ministério da Saúde – governo (agente da ação positiva) – firmou compromissos com outras entidades para que reduzam o sal e o consumo de produtos industrializados por parte dos consumidores – sendo assim pacientes das ações do governo (agente). No segundo parágrafo, de forma indutiva, reduz-se a discussão do consumo excessivo de sal para os hipertensos (pacientes na ação do Ministério da Saúde (agente nesta ação)), casos de hipertensão. Portanto, ao se perguntar que “infere-se do texto’, deixa-se a interpretação no campo da suposição, da dedução, para que se responda. Sendo assim, pode-se tranquilamente dizer que o governo – por meio do Ministério da Saúde – é o agente das ações para a diminuição dos casos de hipertensão e os hipertensos são os pacientes dessa ação. Sendo assim, a assertiva A é também correta, como a de letra D, tendo de ser apontada como resposta correta ao comando da questão. Por conter duas respostas possíveis, como comprovado acima, pede-se a anulação da questão número 7 para a lisura do processo seletivo.

Cortesia do blog do Professor Diego Amorim

---

Assista aos vídeos dos professores do Gran Cursos com comentários sobre as questões da prova, inclusive as que merecem recurso contra seu gabarito:

(OBS: Percebemos que a banda do servidor onde estão hospedados os vídeos não é das melhores, então pode haver um delay na transmissão. Para contornar isso, clique no play, aguarde começar e clique no pause. Espere a barrinha azul carregar um pouco antes de começar a assistir. Então clique em play de novo e as pausas não ocorrerão.)

Prof.ª Andréia Ribas – Conhecimentos Específicos – Agente Administrativo

 

Professora Ana Maria – Relações Humanas

 

Professor Urani – Atualidades

 

Professor Márcio Wesley – Língua Portuguesa

Professor Fernando Assis – Código de Defesa do Consumidor – Agente Adm

Professor Cosme – Serv. Cartoriais e Bancários

Professor Elvis – Arquivologia

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botao_orkut34 botão rss

0 opiniões :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

==> NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM:

.com
 
Paperblog diHITT - Notícias

©2011 GABARITO FINAL!!! |Todos os direitos reservados! ---- Visite: GRUPO CONCURSEIROS